Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MP e Defensoria Pública pedem suspensão de reorganização escolar em SP

Ação critica maneira como reforma foi proposta e falta de projeto que justifique as mudanças

Educação|Do R7

Alunos realizaram novo protesto nas ruas de SP nesta quinta-feira
Alunos realizaram novo protesto nas ruas de SP nesta quinta-feira Alunos realizaram novo protesto nas ruas de SP nesta quinta-feira

O MP (Ministério Público) e a Defensoria Pública de São Paulo protocolaram nesta quinta-feira (3) ação pedindo a suspensão da reorganização da rede estadual de ensino, garantindo que todos os alunos continuem em 2016 matriculados e frequentando suas escolas atuais.

De acordo com declarações do promotor João Paulo Faustinoni, que foram publicadas no Twitter do MP, o pedido foi necessário pois não houve abertura para o diálogo.

— Nós procuramos dialogar para que o Estado iniciasse um debate sério com as comunidades escolares. Depois de procurar esgotar todas as vias negociais e tentando retomar o espaço democrático, não houve outra forma que não as vias judiciais.

Os órgãos pendem também que seja “mantido o fluxo educacional tal como se daria sem a implementação da reorganização anunciada”. Além disso, solicitam que não seja fechada qualquer escola no estado de São Paulo e que as unidades continuem recebendo novas matrículas.

Publicidade

Ensinos fundamental e médio do Estado de SP vão perder mais de 90 escolas

Pais, professores, diretores e alunos temem fechamento de mais de cem escolas em SP

Publicidade

O MP e a Defensoria criticam a forma como a reorganização foi proposta, "sem consulta à comunidade escolar", e acreditam que a pesquisa apresentada pela Secretaria da Educação não comprovou que haverá melhoria na qualidade de ensino, principal argumento para a realização das mudanças.

Com a suspensão, os órgãos pedem "uma agenda oficial de debate para a melhoria da qualidade da educação em SP com a participação de toda sociedade".

Publicidade

Audiência pública

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, determinou na manhã desta quinta-feira que o secretário da Casa Civil, Edson Aparecido, assuma as negociações sobre o processo de reorganização escolar. De acordo com nota divulgada pelo governo do Estado, a primeira medida anunciada foi a discussão do processo de reorganização por meio de audiência pública, prevista para a próxima semana, no Memorial da América Latina. Segundo o secretário Edson Aparecido, cada escola deve escolher um representante para participar do encontro. Pais e alunos também serão convidados ao debate.

O governo declarou também que espera que o "Ministério Público e a Defensoria participem junto com dirigentes de ensino, alunos e pais da audiência pública proposta. Estas duas entidades, certamente, podem contribuir na discussão da reorganização. A busca pelo diálogo e pela melhoria na qualidade do ensino público é o que deve nos unificar". 

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Alckmin aumenta repressão policial em protestos contra fechamento de escolas

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.