Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nota da redação do Enem cai quase 10% na comparação com as provas de 2013

Desempenho nas provas de Matemática também registrou queda de 7,3%

Educação|Carolina Martins, do R7, em Brasília

O desempenho em redação foi o que mais caiu
O desempenho em redação foi o que mais caiu O desempenho em redação foi o que mais caiu

O balanço das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), divulgado nesta terça-feira (13) pelo Ministério da Educação, revela um queda de quase 10% no desempenho dos alunos concluintes do Ensino Médio na redação. Na comparação com a média dos participantes de 2013, houve queda de 9,7% na nota média da redação em 2014.

Mais de 520 mil candidatos tiram zero na redação do Enem

O desempenho em redação foi o que mais caiu. No entanto, o ministro da Educação, Cid Gomes, não considera que a estatística signifique um baixo desempenho dos participantes do Enem 2014. Para ele, os temas exigidos são muito diferentes e não podem ser comparados.

— Os dados estarão todos disponíveis, preservada a identidade dos que fizeram os testes, e a comunidade acadêmica pode se debruçar. Eu arriscaria uma tese: o tema de 2013 foi lei seca, uma questão que foi muito debatida, muita discutida. O tema agora foi publicidade infantil, não é um tema que teve um grande processo de discussão. Sem dúvida um tema que não teve o grau de discussão nacional que aconteceu com o tema de 2013.

Publicidade

O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Francisco Soares, também não se mostrou preocupado com a queda na nota das redações. Segundo ele, as comparações devem ser feitas com cautela porque os alunos fazem provas em momentos diferentes e com temas diferentes.

— Não é uma queda expressiva. Eu não morro de amores pelos percentuais, precisamos verificar o tamanho dessa variação em termos dos totais da média. Nós temos temas diferentes em dois anos diferentes. Eu teria que ter alunos que fizeram o mesmo teste para saber o que aconteceu com eles nestes dois anos.

Publicidade

Notas

De acordo com o balanço do Enem, 529.374 participantes tiraram zero na redação. O principal motivo de anulação foi fuga ao tema – mais de 217 mil estudantes não atenderam às expectativas dos corretores quanto ao tema proposto para desenvolver o texto. 

Publicidade

Além disso, 7.800 participantes foram desclassificados porque não escreveram o mínimo de linhas exigido e 955 estudantes tiraram zero porque feriram os direitos humanos na abordagem do tema.

A maior parte dos inscritos – 1,5 milhão – tirou entre 501 e 600 na redação. Do total de participantes, somente 250 conseguiram a nota máxima, menos de 1% dos estudantes que fizeram a prova.

Médias

Dos 8,7 milhões de estudantes que se inscreveram para realizar o Enem, 6,1 milhões compareceram nos dias das provas - 29% dos inscritos faltaram ou não pontuaram em nenhuma área de conhecimento.

A maior média nacional foi na prova de ciências humanas, que registrou uma nota de 546,5. Nessa área, os alunos do Sudeste foram os que tiveram melhor desempenho. Além disso, houve um acréscimo de 2,3% em relação às médias dos alunos concluintes do Ensino Médio que fizeram a prova em 2013.

Já a pior média foi registrada nas questões de matemática, que ficou em 473,5. Os alunos da região Norte tiveram o pior desempenho, com média abaixo da nota nacional. Nessa área de conhecimento, também houve queda de 7,3% em todo País na comparação com 2013. 

Sisu

Todas as provas já foram corrigidas e os estudantes terão acesso aos boletins individuais para conferir as notas no site do Inep. Para acessar o boletim, os participantes precisam informar o número do CPF e a senha que foi cadastrada no momento da inscrição.

Com as notas em mãos, os estudantes podem se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e escolher o curso e a instituição de Ensino Superior nos quais pretendem se matricular. 

As inscrições começam na próxima segunda-feira (19) e podem ser feitas até 22 de janeiro. São 205.514 vagas ofertadas por 128 instituições de Ensino Superior públicas em 5.631 cursos diferentes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.