Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PM acompanha reintegração de posse e entra no Centro Paula Souza

Governo conseguiu reverter exigências da Justiça para realizar retiradas de estudantes do local

Educação|Do R7

PMs chegaram por volta das 6h ao prédio do Centro Paula Souza
PMs chegaram por volta das 6h ao prédio do Centro Paula Souza PMs chegaram por volta das 6h ao prédio do Centro Paula Souza

Após conseguir reverter a decisão judicial que determinava que a reintegração de posse do prédio do Centro Paula Souza, no centro de São Paulo, ocupado por estudantes há mais de uma semana, só poderia ocorrer com a presença do Secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, além de impedir o uso de arma letal ou não letal da polícia, a retirada dos estudantes ocorre nesta sexta-feira (6).

Por volta das 6h, já havia movimentação e presença da Polícia Militar no local. Todo o quarteirão do prédio foi isolado e um pouco antes das 7h PMs entraram no prédio e começaram a retirada dos estudantes. Policiais da Força Tática também foram para a região. 

Ao menos um fotógrafo ficou ferido na ação. Segundo o profissional, ele foi atingido por um golpe de cassetete no rosto no momento em que os policiais entraram no prédio. 

Informações iniciais indicam que nenhum estudante se feriu e a saída dos jovens foi pacífica. Após deixarem o prédio, os estudantes saíram em passeata pela região.

Continua após a publicidade

Nesta quinta-feira (5), o desembargador Rubens Rihil, da 1° Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça, afirmou que "fica o comandante da operação responsável pelo cumprimento da medida. Caberá exclusivamente a ele analisar a conveniência ou não do uso da força e dos recursos necessários". Rihil atenta ao fato de que "deve preservar o patrimônio e a integridade física dos envolvidos".

O relator concluiu que "para se evitar atraso do cumprimento da medida, bem como para impedir que novas intercorrências surjam, a presente decisão servirá de mandado para cumprimento imediato e direto, independente da intermediação da Central de Mandados".

Continua após a publicidade

Estudantes afirmam que vão resistir à reintegração de posse do Centro Paula Souza

A decisão derruba as exigências feitas pelo juiz Luis Manuel Fonseca Pires, na tarde de quarta-feira. O juiz havia determinado que cinco pontos deveriam ser cumpridos em caso de reintegração do espaço: a presença de um oficial de justiça, um representante do Conselho Tutelar, uma cópia da decisão de reintegração da 14ª vara, a vedação do uso de arma letal e não letal, além da presença do secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, no local.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.