Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Portal universitário para alunos da América Latina é lançado no Rio

Iniciativa pretende estimular o ensino no Brasil, mas ainda não tem cursos em português

Educação|Maria Carolina de Ré*, do R7

O anúncio foi feito durante o III Encontro de Reitores, organizado pelo Universia e realizado na cidade do Rio de Janeiro
O anúncio foi feito durante o III Encontro de Reitores, organizado pelo Universia e realizado na cidade do Rio de Janeiro O anúncio foi feito durante o III Encontro de Reitores, organizado pelo Universia e realizado na cidade do Rio de Janeiro

O Banco Santander e a Telefónica lançaram no último domingo (27) o portal universitário MiríadaX. A iniciativa pretende democratizar e espalhar o conhecimento produzido por instituições de ensino superior da América Latina, Portugal e Espanha, por meio de cursos gratuitos disponibilizados na internet. 

Conheça aplicativos e serviços que usam a interatividade dos jogos para estimular os estudos

O anúncio foi feito durante o III Encontro de Reitores, organizado pelo Universia e realizado na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 27 e 29 de julho. Na ocasião,o presidente da Telefónica, Carlos Aliente, explicou que o projeto vem ao encontro dos anseios dos jovens da região, que estão cada vez mais preocupados com aprendizado e uso das novas tecnologias.

— Nos deparamos com uma geração tecnológica. Na América Latina, os jovens são otimistas e acreditam que a tecnologia será determinante para acabar com as desigualdades sociais.

Publicidade

Aliente citou uma estatística da Unesco, que calcula que a demanda potencial de alunos universitários no mundo todo até 2025 deve chegar a 80 milhões.

— Para suprir essa demanda, seria necessário inaugurar uma universidade a cada mês no mundo. Cada instituição dessas teria que ter, ainda,cerca de 40 mil alunos. Assim, fica claro que as plataformas digitais serão fundamentais.

Publicidade

Na fase de testes, que durou um ano e meio, a MiríadaX registrou 10 milhões de visitas mensais, com atividades que reuniram 750 mil alunos inscritos. Destes, 100 mil concluíram cursos online.

Plataforma ainda não tem cursos em português

Publicidade

Mas, se o objetivo é oferecer conhecimento produzido por professores e universidades tanto em espanhol quanto em português, as publicações disponíveis hoje mostram que a MiríadaX ainda não conseguiu atrair investimentos das instituições brasileiras. Não existe nenhum curso em português.

Alunos e pessoas interessadas em fazer os cursos no Brasil podem acessar o site, mas terão que acompanhar aulas ministradas em espanhol. 

73% das crianças de 3 a 5 anos já utilizam algum aplicativo educacional, diz pesquisa

Leia mais notícias de Educação no R7 

O reitor da PUC-RS, Joaquim Clotet Martí​, explicou durante o lançamento do projeto, que duas universidades do País, a Unicinos e a própria PUC-RS, estão trabalhando e já têm convênios assinados para publicar cursos. 

— Ainda não temos cursos e claro, nenhum resultado específico no Brasil, mas é uma fase de preparação. Isso deve a mudar.

Avanços estimulados pelo ensino a distância

No geral, os reitores presentes no encontro avaliaram o lançamento do portal como uma "iniciativa muito positiva para a democratização da cultura e do ensino na região". 

Para José Narro, reitor da Universidade Autõnoma do México, a educação é um bem público que deve se aproximar de todos os indivíduos. Nesse sentido, é necessário avançar para superar diferenças entre os países. Uma plataforma online responderia a essa necessidade.

O representante da universidade espanhola de Zaragoza, Manuel López, também frisou que, em uma sociedade globalizada, a oportunidade de fazer uma educação global e social de nível superior pode significar um avanço importante para os países envolvidos.

*Jornalista viajou a convite do Universia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.