Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba como professor virou hit do Tik Tok com vídeos para melhorar as notas dos alunos

Com meio milhão de seguidores, André Monteiro revolucionou o formato das aulas em uma escola particular da Paraíba 

Educação|Mariana Pacheco*, do R7

O professor André Monteiro
mostra seu dia a dia com os alunos em vídeos
O professor André Monteiro mostra seu dia a dia com os alunos em vídeos O professor André Monteiro mostra seu dia a dia com os alunos em vídeos

O professor André Alexsandro Tenório Monteiro, 47 anos, tornou-se um sucesso no TikTok, com meio milhão de seguidores, ao mostrar um ambiente divertido dentro da sala.

O educador, que dá aulas de história e filosofia, trabalha com alunos de sete a 18 anos, na escola privada Instituto de Educação Doce Mãe De Deus, em João Pessoa, na Paraíba.

Os vídeos começaram a ser postados em outubro de 2022. O professor, que até então não tinha seguidores, não esperava ganhar nenhum admirador, mas a primeira publicação repercutiu e os números dispararam.

· Compartilhe esta notícia no Whatsapp

Publicidade

· Compartilhe esta notícia no Telegram

A ideia veio de um aluno do sexto ano, que sugeriu que o professor gravasse outro estudante contando uma piada sem graça para a sala e compartilhasse no TikTok.

Publicidade

Desde então, Monteiro passou a registrar diariamente momentos divertidos promovidos com os alunos logo no começo da aula, dentro da sala ou pelos corredores da escola. Depois, com a turma bem-humorada, ele começa a debater o conteúdo programado para o dia.

Um dos vídeos mostra o professor entregando as provas acompanhadas de cartas do tradicional joguinho Uno, que existe desde os anos 1970. Em outras, Monteiro coloca a própria foto, o que acaba virando motivo de risada.

Publicidade

Segundo ele, o desempenho dos alunos melhorou com a interação. "Eu conversei com a escola e a direção, e tenho todo o apoio. Por isso, decidimos continuar [com a dinâmica]", explica ele.

O professor criou também um perfil no YouTube, que com mil seguidores, e um no Instagram, com 138 mil seguidores.

Alguns vídeos exploram trends que surgem nas redes sociais, nome dado aos conteúdos que atingem picos de popularidade na internet por certo tempo. Uma delas é "Tem esquilos na minha calça", referência a uma música do episódio "Cometa Kermillian", da série de animação americana "Phineas e Ferb".

Monteiro afirma ter se inspirado em um professor de história que buscava falar a mesma linguagem dos alunos. "Aquilo me conquistou. Me despertou o desejo de ser professor."

Após a recente onda de violência nas escolas, ele conta que buscou deixar as gravações e o trato com os alunos mais leve.

"Eu sou um professor mais brincalhão, gosto de piadas e de brincar. Isso prende mais a atenção dos alunos", explica o professor. "Eles acham o máximo. Com essas ferramentas, a gente se aproxima da realidade deles e consegue usar seu mundo a nosso favor."

"O uso dessas redes sociais mostra o outro lado da educação. Uma educação feliz, na qual o aluno gosta de estudar", diz o professor.

*Sob a supervisão de Vivian Masutti

VEJA TAMBÉM: Conheça os professores brasileiros que já concorreram ao Nobel da Educação

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.