Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trocas de trabalho e falta de tempo dificultam continuidade dos estudos entre professores 

Com o desligamento de algum profissional, ações de formação nas escolas são interrompidas

Educação|Do R7

Alto índice de contratos de docentes temporários piora a situação
Alto índice de contratos de docentes temporários piora a situação Alto índice de contratos de docentes temporários piora a situação (Michael Blann/Getty Images)

Cerca de 20% dos docentes brasileiros tra­balham há menos de um ano em suas escolas, enquanto apenas 6% da categoria atua na mesma instituição há mais de 20 anos. Além disso, pouco mais de um quinto (22%) dos professores brasileiros trabalha em duas ou mais escolas de educação básica.

Qualificação de professores exclui temas ligados à sala de aula

Os dados são da Prova Brasil e do Censo Escolar 2011(últimos divulgados pelo Ministério da Educação) e mostram que a alta rotatividade de emprego e a falta de tempo devido à sobrecarga de trabalho fazem parte da realidade da carreira docente, e são um problema.

Segundo a pesquisa Formação Continuada de Professores no Brasil, realizado pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com o Boston Consulting Group e divulgada na última segunda-feira (7), o cenário dificulta a continuidade dos estudos entre os professores.

Publicidade

Isso porque, como mostra o estudo, com a transferência e o desligamento de algum profissional, as ações de formação nas escolas são interrompidas e o investimento é perdido.

— Não há formação continuada que tape esse buraco. Muitos começam o processo de capacitação e, no ano seguinte, estão em outras escolas, afirma Roberto Franklin de Leão, presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), e um dos 29 especialistas consultados para a pesquisa.

Publicidade

Desempenho de alunos melhora em até 70% com professor capacitado, mostra estudo

Entre novembro de 2012 e março de 2013, para o estudo, foram entrevistados, 2.732 trabalhadores de educação. Desse total, 74% dos docentes responderam que não há um programa de formação continuada para professores recém-ingressos nas escolas.

Publicidade

O mesmo padrão é observado quando se trata de coaching ou mentoria a novos professores: 71% dos docentes brasileiros relatam a inexistência de mentoria em seus empregos, que consiste na proporção de momentos reflexivos sobre o processo de auto-avaliação das competências profissionais e na orientação do trabalho do professor como um todo.

Especialistas consultados para o estudo citaram ainda outras barreiras, como a ausência de espaços de formação e os altos índices de contratos temporários de professores.

Falta de tempo

Quanto à falta de tempo do professor para continuar a estudar, Anna Helena, membro do Cenpec e também entrevistada para a pesquisa, considera necessária uma política de fixação do docente na escola.

— É essencial que o docente se vincule a uma única escola, com jornada de trabalho de oito horas que contemple o tempo em sala de aula e também a formação. E que, durante esse momento de formação, aconteçam atividades interessantes que realmente contribuam para ele se aprimorar profissionalmente, avalia.

Leia mais notícias de Educação no R7 

Para José Marcelino, professor da Universidade de São Paulo e presidente da Fineduca (Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação), é necessário que a estrutura básica da jornada de trabalho do professor contemple a hora de trabalho extraclasse, como prevê a lei do piso docente.

— [Essa] é uma das condições necessárias, embora não suficientes, para um salto de qualidade na educação básica.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.