USP e funcionários em greve chegam a acordo
A expectativa é de que as atividades da universidade voltem na próxima segunda-feira (22)
Educação|Do R7
Em reunião de conciliação promovida pelo TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo) na tarde desta quarta-feira (17)l, a administração da USP (Universidade de São Paulo) e os servidores técnico-administrativos, em greve há 114 dias, chegaram a um acordo. A expectativa agora é de que as atividades da universidade voltem na próxima segunda-feira (22). A informação é do jornal O Estado de S.Paulo.
Segundo o acordo, os funcionários deverão repor a hora dos dias paralisados até dezembro deste ano. Professores e servidores técnicos ainda votarão oficialmente pelo destino da greve em suas assembleias, a serem realizadas amanhã (18) e nesta sexta-feira (19), respectivamente.
Na última terça-feira (16), o Conselho Universitário da USP aprovou o pagamento de abono de 28,6% para funcionários e professores. Até ontem, o Sintusp (Sindicato dos Funcionários da USP) havia informado que os funcionários não voltariam ao trabalho enquanto não fosse feito um acordo para não haver a reposição das horas não trabalhadas.
Leia mais notícias de Educação
O percentual acordado de 28,6% é o mesmo proposto pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho), que também foi dado aos grevistas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual Paulista). As três instituições também concordaram com o reajuste salarial de 5,2% proposto pelo TRT.