Datafolha: Crivella segue na liderança na disputa pela Prefeitura do Rio e 5 candidatos empatam no 2º lugar
Marcelo Crivella (PRB) soma 29% das intenções de voto e Marcelo Freixo (PSOL), 11%
Eleições 2016|Do R7
O candidato do PRB Marcelo Crivella continua na liderança da disputa à Prefeitura do Rio de Janeiro, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (9). Ele somou 29% das intenções de voto no primeiro levantamento do Datafolha após o início da propaganda eleitoral gratuita.
Cinco candidatos estão tecnicamente empatados na segunda posição. Eles são: Marcelo Freixo (PSOL), com 11%; Jandira Feghali (PC do B), com 8%; Pedro Paulo (PMDB), com 8%; Flávio Bolsonaro (PSC), com 6%, e Índio da Costa (PSD), com 6%.
Encomendada pela Folha de S.Paulo e pela Rede Globo, o Datafolha entrevistou 928 pessoas na última quinta-feira (8) na cidade do Rio de Janeiro.
A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com o número de registro RJ-05459/2016.
Confira a seguir os resultados:
Marcelo Crivella (PRB) - 29%
Marcelo Freixo (PSOL) - 11%
Jandira Feghali (PCdoB) - 8%
Pedro Paulo (PMDB) - 8%
Flávio Bolsonaro (PSC) - 6%
Índio da Costa (PSD) - 6%
Carlos Osório (PSDB) - 4%
Alessandro Molon (Rede) - 1%
Cyro Garcia (PSTU) - não pontuou
Carmen Migueles (Novo) - não pontuou
Telma Bastos (PCO) - não pontuou
Branco/nulo: 19%
Não sabe/não respondeu: 7%
Ante pesquisa anterior, nenhum dos candidatos variou fora da margem de erro. Pedro Paulo e Flávio Bolsonaro registraram as maiores variações — o candidato do PMDB foi de 5%, em levantamento do Datafolha em 23 e 24 de agosto, para 8%, enquanto o postulante do PSC, variou de 9% para 6%.
Crivella tinha 28%, variando um ponto para cima na margem de erro. Já Freixo permaneceu com 11% dos votos. Jandira Feghali também variou um ponto na margem de erro, de 7% para 8%. Índio da Costa passou de 4% para 6%; Carlos Osório foi de 3% para 4% e Alessandro Molon de 2% para 1%.
Segundo turno
O Datafolha fez pela primeira vez simulações de segundo turno, aferindo o desempenho do primeiro candidato da pesquisa contra os três melhores colocados no levantamento anterior, nos dias 23 e 24 de agosto. Em todas elas, Crivella venceria as eleições. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.
Na simulação entre Crivella e Freixo, o candidato do PRB somou 51% das intenções de voto contra 30% do postulante do PSOL. Segundo a pesquisa, 16% disseram votar branco ou nulo e 4% não souberam responder.
Já contra Flávio Bolsonaro, Crivella ficaria em primeiro lugar com 54% das intenções de voto. O candidato do PSC somou 21%. Nesse cenário, 21% votariam em branco ou nulo e 4% não souberam responder.
Contra Jandira Feghali, o candidato do PRB venceria o pleito com 50% dos votos, enquanto a candidata do PCdoB ficaria com 29% das intenções — 18% votariam em branco ou nulo e 3% não souberam responder.
Rejeição
O Datafolha também apurou o índice de rejeição dos candidatos. Veja os resultados:
Pedro Paulo (PMDB): 28%
Flavio Bolsonaro (PSC): 27%
Jandira Feghali (PCdoB): 23%
Marcelo Crivella: 22%
Índio da Costa (PSD): 14%
Marcelo Freixo (PSOL): 15%
Cyro Garcia (PSTU): 16%
Carlos Osório: 14%
Carmen Migueles (Novo): 13%
Alessandro Molon (Rede): 12%
Telma Bastos (PCO): 13%
Rejeita todos os candidatos: 8%
Votaria em qualquer um: 4%
Não opinaram: 8%