Ibope: Doria e Russomanno estão tecnicamente empatados na liderança da disputa em SP
Tucano tem 28% e o deputado, 22%; Marta e Haddad estão empatados em terceiro lugar
São Paulo|Do R7
O candidato João Doria Jr. (PSDB) lidera as intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo, com 28%, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (28). Celso Russomanno (PRB) está em segundo lugar, com 22%. Os números significam empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
A senadora Marta Suplicy (PMDB) e o atual prefeito Fernando Haddad (PT) também estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro, em terceiro lugar. A peemedebista tem 16% da preferência, enquanto o petista alcança 13% do total. Luiza Erundina (PSOL) tem 5% e Major Olímpio (SD), 1%.
Os candidatos Ricardo Young (Rede), Levy Fidelix (PRTB) e João Bico (PSDC) marcaram 1% cada. Já Henrique Áreas (PCO) e Altino (PSTU) não pontuaram. Os eleitores que disseram votar em branco ou nulo são 9% e os eleitores indecisos, 3%.
Encomendada pelo jornal O Estado de S.Paulo e pela TV Globo, a pesquisa está registada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº SP-03836/2016. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança chega a 95%. O Ibope ouviu 1.204 pessoas entre os dias 25 e 28 de setembro.
Na pesquisa Ibope da última segunda-feira (26), Doria Jr. tinha 28% e Russomanno, 24% — o que já indicava um empate técnico entre os dois. Marta tinha 15%, Haddad chegou a 12%, Erundina somou 4% e os outros candidatos juntos tiveram 3% do total. Brancos e nulos foram 10% e os indecisos, 4%.
Assista à reportagem do Jornal da Record:
Segundo turno
O Ibope também fez simulações de segundo turno com os quatro candidatos mais bem colocações na pesquisa. No cenário em que João Doria disputa com Celso Russomanno, o tucano venceria o pleito com 41% dos votos, com 36% do republicano. Caso a disputa fosse com Marta Suplicy, Doria teria 44% dos votos e a peemedebista 33%.
Na simulação entre Russomanno e Marta, o candidato do PRB venceria o segundo turno com 39% dos votos, contra 35% da peemedebista.
O levantamento mostra ainda que, se avançasse para o segundo turno, Fernando Haddad perderia o segundo turno para todos os adversários, Doria (52% x 27%), Russomanno (47% x 26%) e Marta (42% x 27%).
Veja as intenções de voto por candidato:
João Doria (PSDB): 28%
Celso Russomanno (PRB): 22%
Marta (PMDB): 16%
Fernando Haddad (PT): 13%
Luiza Erundina (PSOL): 5%
Major Olimpio (SD): 1%
João Bico (PSDC): 1%
Levy Fidelix (PRTB): 1%
Ricardo Young (Rede): 1%
Henrique Áreas (PCO): 0%
Altino (PSTU): 0%
Branco/nulo: 9%
Não sabe/não respondeu: 3%
Rejeição
Veja abaixo a taxa de rejeição de cada candidato, de acordo com a pesquisa Ibope:
Fernando Haddad (PT): 41%
Marta (PMDB): 29%
Levy Fidelix (PRTB): 26%
Luiza Erundina (PSOL): 25%
Celso Russomanno (PRB): 24%
João Bico (PSDC): 18%
Major Olimpio (SD): 17%
Altino (PSTU): 17%
João Doria (PSDB): 17%
Henrique Áreas (PCO): 14%
Ricardo Young (Rede): 13%
Poderia votar em todos: 2%
Não sabe/não respondeu: 6%