Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Marta se irrita com críticas sobre proposta da inspeção veicular voluntária: "Então não vai e pronto, tá?"

Questão de Fernando Haddad tirou a candidata do PMDB do sério no último debate na TV

São Paulo|Do R7

Bombardeada pelos candidatos à Prefeitura de São Paulo no último debate na TV na última quinta-feira (29), Marta Suplicy (PMDB) não escondeu sua irritação com críticas ao seu projeto da volta da inspeção veicular, "gratuita e opcional", para monitorar os veículos e melhorar as condições do ar da capital paulista.

O adversário Fernando Haddad (PT) questionou Marta se cobraria "alguma taxa" de quem fosse reprovado no serviço: "Você já deixou claro que a pessoa não vai pagar [a inspeção veicular]. Você vai tirar dinheiro do orçamento e pagar para essa pessoa. Se ela for aprovada, você vai ter um gasto adicional que é abater do IPTU. Se ela for reprovada, não ficou claro para mim, qual vai ser o procedimento da prefeitura: você pretende cobrar uma taxa? Ou alguma coisa no lugar quando for reprovada?”

Visivelmente incomodada no programa da TV Globo, Marta respondeu: "Haddad, você insiste em querer me embaraçar e ficar falando da inspeção veicular, que é muito simples".

— A inspeção veicular é gratuita, opcional e para quem quiser fazer. Provavelmente, a pessoa que vai ser reprovada não vai chegar nem perto... eu gostaria que ela chegasse, mas não vai. E nós vamos ver quem irá. Nós sabemos que isso vai custar muito pouco para a prefeitura e para quem for vamos depois restituir o IPTU. Agora, tem coisa mais importante para falar que um programa opcional e gratuito e que não muitos vão.

Publicidade

Leia mais notícias de Eleições 2016

Marta prosseguiu dizendo que gostaria que os paulistanos fizessem a revisão veicular porque tornariam "a cidade menos poluente", mas enfatizou que seu eventual governo "não vai obrigar porque hoje a situação de crise não permite". Em seguida, disparou olhando fixamente para a câmera.

Publicidade

— Então, você que está me escutando em casa e ouve o prefeito ficar falando toda hora nisso esquece: não vai e pronto, tá? [...] Agora, o que eu vou fazer para a cidade de São Paulo é tudo o que você não fez, porque você prometeu e não entregou. [...] Então muda o disco e não fica mais falando dessa inspeção veicular que ninguém tá mais interessado porque sabe que não é obrigatório.

O petista não perdeu a oportunidade e disparou: "Se quem for reprovado não vai fazer, então você só vai perder dinheiro porque você vai pagar a Controlar e ainda vai gastar o IPTU. Você vai gastar duas vezes dinheiro do orçamento. Eu não sei quem te botou isso na cabeça, se foi o Kassab quem te influenciou, para você voltar atrás naquilo que você pensava em 2012".

Publicidade

Mudança no Ensino Médio

Marta se embaraçou ao responder uma questão delicada da candidata Luiza Erundina (PSOL), sobre as recentes mudanças no ensino médio, cuja proposta vai tramitar sob a forma de Medida Provisória no Congresso Nacional. Marta reconheceu que o caso poderia ter sido debatido mais com a população, mas afirmou que o tema passou por discussões no Senado Federal.

— Em linhas gerais, é uma medida interessante porque diminui o número de cadeiras que os alunos vão ter acesso. Hoje, o que sabemos, é que saem todos analfabetos dessas escolas, porque é um monte de professor, um monte de matéria e não se aprofunda nada. Acho que vamos ter muito mais tempo para aprofundar isso, porque mesmo numa MP o Congresso Nacional vai discutir. Os alunos vão ter uma aprendizagem melhor, mesmo que nesse momento vai haver uma discussão de aprimoramento, de uma coisa que não está formatada.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.