Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Validação da biometria e quebra de urnas atrasam votação no Rio

Em todo o Estado, 241 urnas foram substituídas – 113 somente na capital. Houve momentos de tensão entre os eleitores

Eleições 2018|Agência Brasil

Urna é substituída em Santa Teresa, no Rio
Urna é substituída em Santa Teresa, no Rio Urna é substituída em Santa Teresa, no Rio

A manhã de votação no Rio de Janeiro foi marcada por longas filas em muitas seções eleitorais. Diversos eleitores que não fizeram o cadastro biométrico na Justiça Federal podem votar pela biometria a partir de um convênio feito com o Detran ao apresentar a carteira nacional de habilitação. A informação, entretanto, não foi divulgada com antecedência pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro e tem causado dúvidas entre os eleitores e atraso na votação.

A diretora-geral do TRE-RJ, Adriana Brandão, admitiu que o tribunal deveria ter informado melhor o eleitor sobre a opção biométrica, o que está gerando certa confusão. Ela assegurou, entretanto, que o uso da biometria do cadastro do Detran é opcional.

"Neste caso, a votação a partir da digital do eleitor é opcional e o eleitor não é obrigado a fazê-lo, mas recomendado. Mas a verdade é que, em um futuro próximo, quem optar pela votação a partir do cadastro do Detran poderá ter a vida facilitada, uma vez que sua digital já estará inserida no banco de dados do TRE".

Urnas substituídas

Continua após a publicidade

Em todo o estado, 241 urnas foram substituídasç. O município com maior número de urnas substituídas é o da capital, com 113 urnas substituídas, 37 a mais do que no primeiro boletim o TRE-RJ.

Em seguida, aparecem os municípios de São Gonçalo, na Região Metropolitana, o segundo maior colégio eleitoral do país, com mais de 678 mil eleitores, e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o quarto, com mais de 588 mil eleitores, ambos com 11 urnas substituídas. Belford Roxo, na Baixada Fluminense, oitavo colégio eleitoral, com um total de mais de 331 mil eleitores. Niterói, teve oito urnas substituídas. Belford, que figura entre os 10 maiores colégios eleitorais do estado, teve 8 urnas eletrônicas substituídas.

Continua após a publicidade

A troca de urnas e principalmente as falhas no uso da biometria estão atrasando o processo de votação na cidade. No bairro do Tanque, em Jacarepaguá, muitas pessoas desistiram de votar pela manhã. No Sesi, os eleitores formavam filas para votar nas 13 seções.

Com a lentidão de mais de uma hora, os eleitores se misturavam e, principalmente os idosos, acabavam se perdendo no emaranhado de filas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.