Após vitória, Doria cita Bolsonaro e diz que irá unir SP com o Brasil
João Doria (PSDB) foi eleito com 51% dos votos válidos e afirmou que vai apoiar o governo de Jair Bolsonaro, eleito para a Presidência da República
Eleições 2018|Plínio Aguiar, do R7
Em seu discurso logo após ser confirmado neste domingo (28) como governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que irá "governar São Paulo para todos e unir o Estado com o Brasil”.
O candidato tucano obteve 51% dos votos válidos, já o adversário do tucano, o atual governador e candidato Márcio França, do PSB, obteve 41%. Após as urnas declararem Doria como vencedor, França ligou para o tucano e o parabenizou pela vitória.
Leia mais: "Há derrotas em que me sinto vitorioso", diz Márcio França
Doria também afirmou que cumprimentou o presidente eleito Jair Bolsonaro por telefone, “dando bons votos”. O tucano confirmou, ainda, que não recebeu ligações de Geraldo Alckmin nem de Fernando Henrique Cardoso, caciques de seu partido.
Questionado sobre uma aliança com o presidente eleito Bolsonaro, Doria diz que, de sua parte, irá sim apoiar o capitão reformado. “Iremos estar ao lado de Bolsonaro. Se cometerem algum erro, iremos ponderar, sempre no diálogo. Esse é o caminho”, disse.
A disputa para o governo paulista foi a mais acirrada nos últimos anos. Em coletiva de imprensa realizada, na avenida Paulista, peesedebistas comemoraram a vitória do tucano, o oitavo do PSDB no comando do Estado há 24 anos.
“Agora é um momento de pacificar o Brasil. Não podemos começar o ano com o país dividido", disse Dória em seu discurso.
Estiveram aptas a votar na escolha do novo governador em São Paulo 33.040.411 pessoas. Em 54 cidades, 16.890 eleitores votaram em trânsito, sendo 11.250 no interior e 5.640 na capital.
Leia mais: João Doria, o prefeito 'não-político', disputa segunda eleição
João Doria
João Agripino da Costa Doria Júnior, mais conhecido como João Doria, nasceu em 16 de dezembro de 1957, na capital paulista. Aos 18 anos, momento em que estudava Comunicação Social na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), atuou em relações públicas e em grupos de comunicação.
Entre os anos de 1983 e 1986, foi secretário de Turismo na cidade de São Paulo, durante o governo de Mário Covas. Mais tarde, se destacou como empresário e ganhou popularidade como apresentador de TV. Anos depois, na década de 90, fundou o Grupo Doria, composto por seis empresas, entre elas, o Lide, do qual é presidente.
Comandou diversos programas de televisão, entre eles, o reality show “O Aprendiz”, da RecordTV, em 2010 e 2011. É casado com a artista plástica Beatriz Maria Bettanin Doria, mais conhecida como Bia Doria, com quem tem três filhos: João Doria Neto, Carolina e Felipe.