Acidente com ônibus mata 13 estudantes na Espanha
Colisão com carro de passeio ocorreu quando coletivo fazia trajeto entre Valência e Barcelona
Internacional|Do R7
Um acidente entre um ônibus de turismo e um carro de passeio matou ao menos 13 estudantes em Freginals, Tarragona, na Espanha neste domingo (20), de acordo com as autoridades locais. O coletivo levava 61 pessoas — a maioria alunos do programa Erasmus Mundus — e fazia o trajeto entre Valência e Barcelona.
O jornal El País classificou o acidente como o mais grave da Espanha desde julho de 2000, quando um ônibus em que viajavam estudantes catalães bateu em um caminhão, deixando 28 mortos e 13 feridos graves.
O grupo havia passado o sábado (19) em Valência, onde ocorre uma tradicional festividade chamada "Las Fallas". O conselheiro do interior, Jordi Jané, informou que há ainda 43 pessoas feridas, mas ninguém corre risco de morrer. Inicialmente, havia a informação de 14 mortos na colisão, dado que foi corrigido logo em seguida.
Leia mais notícias de Internacional
De acordo com Jané, "o ônibus estava se aproximando da direita, quando se chocou contra o 'guard rail'. O impacto foi tamanho que o ônibus rodou na pista e ficou no sentido contrário do fluxo". Nesse momento, um carro de passeio com duas pessoas bateu no ônibus — ambos ficaram feridos, mas não morreram. O local do acidente tem uma curva suave em uma pista com grandes retas.
Jané já descartou a pista como motivo do acidente e a principal suspeita é de erro humano. O motorista do ônibus ficou levemente ferido. Uma investigação já está em curso para apurar as causas do acidente.