AIEA enviará missão a Fukushima para inspecionar trabalhos de recuperação
Vazamento na usina japonesa preocupa a ONU
Internacional|Do R7
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) enviará uma equipe de especialistas ao Japão ainda este mês para avaliar os trabalhos de recuperação realizados na usina nuclear de Fukushima. A nova inspeção, agendada a pedido do governo japonês, vai acontecer entre os dias 14 e 21 de outubro, informou nesta sexta-feira (4) a agência nuclear das Nações Unidas.
Durante esses dias, o grupo de 16 analistas avaliará as medidas de reabilitação e descontaminação colocadas em prática desde outubro de 2011, além de se reunir com autoridades do governo do Japão, incluindo o ministro do Meio ambiente.
A missão da AIEA visitará entre os dias 16 e 18 de outubro algumas instalações de descontaminação na prefeitura de Fukushima. No final da missão, a AIEA entregará um relatório sobre sua visita ao governo japonês, que tornará publica a informação recopilada pelos especialistas da ONU.
A usina nuclear de Fukushima Daiichi sofreu um grave acidente em 11 de março de 2011 por causa do terremoto que atingiu o país. O tremor, de 9 graus na escala Richter, provocou uma tsunami que inundou a usina e causou uma série de incidentes como explosões nos reatores, defeitos no sistema de refrigeração, uma tripla fusão do núcleo e a liberação de radiação para exterior.
Nas últimas semanas, mais de dois anos depois, ocorreram novos incidentes, como o vazamento de água radioativa. Em setembro, o diretor-geral da AIEA, Yukiya Amano, qualificou como "urgente" a necessidade de solucionar esses problemas.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia