Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alpinista cearense que estava preso no Everest é resgatado

Rosier Alexandre escalava a montanha quando ficou preso após a avalanche de sábado

Internacional|Do R7, com Agência Reuters

O alpinista cearense Rosier Alexandre
O alpinista cearense Rosier Alexandre O alpinista cearense Rosier Alexandre

O alpinista cearense Rosier Alexandre, que estava preso em um acampamento no monte Everest, no Nepal, desde que os abalos que atingiram o país no sábado (25) o impediram de deixar o local, foi resgatado por um helicóptero na manhã desta segunda-feira (27).

Ele estava realizando a escalada da montanha quando os abalos e avalanches impediram ele e outros 14 alpinistas de deixarem o acampamento. Outras 17 pessoas que também subiam a montanha e estavam em outro campo morreram.

Destruição e caos deixados após terremoto dificultam buscas por sobreviventes no Nepal

As informações foram divulgadas por meio da página oficial do montanhista no Facebook. “Informamos que Rosier foi resgatado por helicóptero do Campo 1 do Everest a 5.900m. o tempo limpo permitiu que os helicópteros fizessem várias viagens para resgatar os montanhistas. Rosier ligou para família do Campo Base às 03h37min”, dizia a nota.

Publicidade

O alpinista romeno Alex Gavan disse no Twitter que três helicópteros chegaram aos acampamentos 1 e 2. Cada helicóptero só é capaz de carregar dois alpinistas, segundo informou Gavan.

Previsto por cientistas há um mês, terremoto no Nepal "seguiu padrão histórico"

Publicidade

Carsten Lillelund Pedersen, alpinista da Dinamarca, postou um vídeo em sua página no Facebook mostrando o pouso de um helicóptero para a retirada de dois alpinistas. As condições do tempo no momento do resgate estavam boas.

Líder da expedição, Garrett Madison havia enviado uma mensagem aos familiares dos alpinistas presos no Everest informando sobre os acontecimentos recentes. Ele explicou que a avalanche não atingiu o campo em que eles estavam. No entanto, a neve acumulada bloqueou o caminho de volta.

Publicidade

“Estamos com pouca comida, sem baterias e temos de descer”, dizia um trecho da mensagem. 

O filho do alpinista cearense, Davi Saravia, também estava no país. Ele foi resgatado no sábado (25) pelas autoridades nepaleses.

Últimas fotos postadas na página oficial de Rosier no Facebook mostram o alpinista escalando o Everest
Últimas fotos postadas na página oficial de Rosier no Facebook mostram o alpinista escalando o Everest Últimas fotos postadas na página oficial de Rosier no Facebook mostram o alpinista escalando o Everest

Rosier chegou ao país em 30 de março com o objetivo de escalar o monte Everest. Ele já havia tentado realizar a subida em abril de 2014, quando uma avalanche vitimou 16 pessoas e o impediu de continuar a jornada.

Quase 1 milhão de crianças precisam de ajuda humanitária no Nepal, estima Unicef

Antes de rumar ao Nepal, Rosier já havia escalado outras seis das mais altas montanhas do mundo: Aconcágua, McKinley, Kilimanjaro, El Brus, Vinson e Carstensz.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.