Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anistia Internacional pede anulação da lei de anistia ao governo chileno

Organização encaminhou ao Executivo um pedido assinado por mais de 25 mil pessoas

Internacional|

Manifestantes usando máscaras carregam cartazes que perguntam: "Onde eles estão?", em referência aos desaparecidos políticos da ditadura militar chilena
Manifestantes usando máscaras carregam cartazes que perguntam: "Onde eles estão?", em referência aos desaparecidos políticos da ditadura militar chilena Manifestantes usando máscaras carregam cartazes que perguntam: "Onde eles estão?", em referência aos desaparecidos políticos da ditadura militar chilena (IVAN ALVARADO/REUTERS)

Às vésperas do 40º aniversário do golpe militar do general Augusto Pinochet, a Anistia Internacional (AI) pediu nesta terça-feira (10) para o governo do Chile anular a lei de anistia que outorga impunidade aos membros do regime.

A organização de defesa dos direitos humanos, com sede em Londres, encaminhou ao Executivo chileno um pedido assinado por mais de 25 mil pessoas para exigir a abolição dessa lei assinada em 1978, a qual exime de responsabilidade as pessoas que cometeram abusos entre 1973 e 1978.

Além disso, a AI pede a adoção de medidas para garantir justiça, verdade e reparação às vítimas, muitas das quais ainda seguem desaparecidas quatro décadas depois do golpe de Estado que derrubou o presidente Salvador Allende no dia 11 de setembro de 1973.

"É inaceitável que 40 anos depois do golpe militar ainda haja obstáculos contra busca de justiça, verdade e reparação no Chile", declarou em comunicado a subdiretora do programa para as Américas, Guadalupe Marengo.

Publicidade

— A lei de anistia continua protegendo os violadores dos direitos humanos. Ainda há longos atrasos nos processos judiciais e sentenças que não refletem a gravidade dos crimes cometidos.

A AI também lembra que dezenas de milhares de pessoas foram detidas, torturadas e assassinadas durante a ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990). O número oficial de pessoas desaparecidas ou assassinadas nesse período é de pelo menos 3 mil, enquanto os sobreviventes de torturas e encarceramento por motivos políticos somam mais de 40 mil, indicou a ONG.

Publicidade

Chilenos recordam os desaparecidos do regime Pinochet

Aniversário de 40 anos do golpe militar no Chile divide forças políticas do país

Publicidade

No comunicado, a AI ressalta que, embora alguns juízes tenham optado pela não aplicação da lei de anistia — que transgride a legislação internacional —, "sua mera existência já representa uma bofetada para milhares de vítimas do regime de Pinochet e suas famílias".

Até o momento, em mais de 1,1 mil casos abertos, somente 262 pessoas foram condenadas por violações dos direitos humanos, lembrou a ONG. De acordo com a AI, esse número alcançado é fruto "da contínua luta das vítimas e de suas famílias, além de alguns juízes e promotores valentes".

Além da abolição da lei de anistia, AI defende que os julgamentos dos militares e oficiais por abusos de direitos sejam tramitados em tribunais civis, iniciativas para proteger a memória histórica dos abusos e crimes cometidos e que a proteção dos direitos humanos seja uma prioridade na política chilena.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.