Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após morte de rapaz negro, Baltimore tem tumultos, saques e policiais feridos

Um deles está inconsciente e outro com sérias fraturas

Internacional|Do R7

Guardas tentam conter manifestante em revolta violenta
Guardas tentam conter manifestante em revolta violenta Guardas tentam conter manifestante em revolta violenta

Confrontos entre manifestantes e policiais em Baltimore, nos EUA, deixaram sete policiais seriamente feridos, um deles inconsciente e outro com fraturas.

A manifestação foi realizada após o funeral de Freddie Gray, de 25 anos, que morreu sob custódia policial.

O protesto, que acabou se tornando violento, começou há poucos quarteirões de onde o jovem morreu, mas acabou se espalhando para outras partes da cidade.

Polícia admite erros em operação que matou um preso afro-americano nos EUA

Publicidade

Pela primeira vez EUA terão uma secretária de Justiça negra

Imagens de TV mostraram saques e uma multidão de manifestantes que saltam em cima de um carro da polícia.

Publicidade

A morte de Gray se juntou a outros casos semelhantes de jovens negros mortos por policiais brancos nos EUA. Desde o ano passado, diversos protestos foram realizados em em Ferguson, Missouri, New York City e outros lugares. Muitas das manifestações foram realizadas de forma pacífica, mas houve diversos casos de violência.

O capitão da polícia de Baltimore, Eric Kowalczyk, disse em breve pronunciamento que um dos policiais feridos estava inconsciente e vários tinham ossos quebrados.

Publicidade

Kowalczyk disse que a polícia, que inicialmente tentou usar contenção, começaria a fazer detenções e usar balas de gás lacrimogêneo e pimenta para dispersas as multidões.

A família de Gray, pastores e autoridades municipais tinham implorado para que as manifestações fossem pacíficas após algumas detenções e feridos em protestos no fim de semana.

Mais cedo, no funeral, orador após orador diante da multidão na Igreja Batista New Shiloh, de 2.500 lugares, disse que o mundo estava assistindo para ver se a justiça seria feita no caso de Gray, que morreu em 19 de abril de uma lesão na coluna vertebral após a polícia prendê-lo uma semana antes.

"Esperamos que isso não fique pior do que está, francamente, porque a família de Freddie Gray não quer isso", disse o advogado da família de Gray, Bill Murphy, à emissora CNN durante entrevista.

A cidade de Baltimore é a mais populosa do estado de Maryland, no leste dos Estados Unidos, sendo considerada uma das mais violentas do país. Trata-se de um núcleo financeiro, cultural e urbano na região, cuja capital é a cidade de Annapolis.

Situada ao longo do curso do do rio Patapsco, braço da baía de Chesapeake, Baltimore foi cenário de um conflito que originou o atual hino dos Estados Unidos, durante a guerra contra os ingleses em 1812. Tem uma localização privilegiada com o porto se situando em um ponto que se liga com maior facilidade ao meio-oeste americano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.