Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Argentina apoia reunião da Unasul sobre tensão na Venezuela

Chanceler venezuelano está visitando os países vizinhos para debater crise

Internacional|

O governo argentino apoia a iniciativa de convocar uma reunião da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) para debater as ameaças à democracia na Venezuela, afirmou o chanceler venezuelano, Elías Jaua, nesta quinta-feira (27), em Buenos Aires.

"Estamos convocando — e contamos com o apoio do governo argentino — uma reunião da Unasul para discutir a agressão e a ameaça latente para a democracia venezuelana", disse o chanceler, após se reunir com a presidente Cristina Kirchner.

Mujica se mostra disposto a mediar conflito na Venezuela

Carnaval divide oposição e governo na Venezuela

Publicidade

EUA denunciam dura repressão contra movimentos por democracia no mundo

Segundo Jaua, "embora existam problemas e insatisfações" nos cidadãos de seu país, "essa não é a causa dessa violência".

Publicidade

"Os protestos têm uma natureza política de gente que não aceita a vontade popular. Busca-se a queda de um presidente que está promovendo o diálogo com todos os setores da sociedade", acrescentou o ministro venezuelano.

"Demonstramos na mesa de diálogo que os venezuelanos podem se sentar para dialogar para convergir nas questões políticas fundamentais e nos problemas que podem estar afligindo nossa sociedade", completou Jaua.

Publicidade

Jaua chegou a Buenos Aires depois de visitar Paraguai e Bolívia. Agora, ele segue para Uruguai e Brasil.

Ao seu lado, o chanceler argentino, Héctor Timerman, declarou na entrevista coletiva que a Argentina "manifestará em todos os âmbitos internacionais dos quais participa o apoio às instituições democráticas" na Venezuela.

"Não vamos aceitar qualquer destituição que não seja por meio do voto", frisou Timerman.

Os governos de Venezuela e Argentina mantêm uma amizade política desde a relação pessoal iniciada, no início dos anos 2000, entre os ex-presidentes falecidos Hugo Chávez e Néstor Kirchner.

Na direção contrária, os Estados Unidos denunciaram nesta quinta-feira, em seu relatório anual sobre Direitos Humanos, a restrição à liberdade de expressão na Venezuela e no Equador em 2013, além de acusarem Cuba de intimidar os opositores.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.