Logo R7.com
RecordPlus

Atentado contra banco perto da embaixada dos EUA deixa seis mortos em Cabul

Atentado suicida ocorreu em área predominantemente residencial

Internacional|Agência Brasil

  • Google News
Banco de Cabul tem sido alvo habitual de ataques nos últimos meses
Banco de Cabul tem sido alvo habitual de ataques nos últimos meses

Pelo menos seis pessoas morreram e três ficaram feridas nesta terça-feira (29) em um atentado suicida na capital do Afeganistão, nas proximidades de uma filial do Banco de Cabul e a cerca de 300 metros da embaixada dos Estados Unidos e da Suprema Corte.

O atentado suicida ocorreu por volta das 10h (horário local, 2h30 de Brasília) perto de um banco, em área predominantemente residencial no centro de Cabul, disse à Agência EFE o porta-voz do Ministério do Interior afegão, Najib Danish.


O porta-voz da Polícia de Cabul, Basir Mujahid, confirmou que "um homem-bomba detonou os explosivos que levava perto de uma das portas (de uma filial) do Banco de Cabul". Segundo ele, de acordo com a última recontagem de vítimas, cinco pessoas morreram, além do homem-bomba, e nove ficaram feridas.

Polícia canadense apreende uma tonelada de cocaína camuflada em blocos de cimento


"O corpo do suicida está completamente destruído", afirmou Mujahid, acrescentando que não conseguiram ainda identificar as vítimas. Ele acredita, no entanto, que há civis e membros das forças de segurança "que iam retirar seus salários".

As vítimas foram levadas em várias ambulâncias para o Hospital Wazir Akbar Khan, disse o porta-voz do Ministério de Saúde Pública afegão, Ismail Kawsi, revelando que entre os feridos há quatro mulheres.


Os talibãs reivindicaram o atentado em mensagem no Twitter de um de seus porta-vozes, Zabihullah Mujahid. Ele assegurou que no ataque "contra a seção militar do Banco de Cabul morreram e ficaram feridos vários policiais".

O Banco de Cabul tem sido alvo habitual de ataques nos últimos meses, como em junho, quando um atentado suicida com carro-bomba na província de Helmand deixou 34 mortos e 58 feridos.


Na última sexta-feira (25), um ataque suicida a uma mesquita da minoria xiita na capital afegã deixou 28 mortos e mais de 50 feridos, em uma ação reivindicada pelo grupo terrorista Estado Islâmico.

Esse ataque foi o primeiro grande movimento no Afeganistão, depois que o presidente americano, Donald Trump, anunciou, no início da semana passada, nova estratégia para o país, que inclui o envio de um número indeterminado de tropas.

Única sobrevivente da família, garota de quatro anos luta pela própria vida após bombardeio no Iêmen

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.