Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolívia: Polícia mata mais um ao liberar distribuidora de combustível

Policiais usaram armas letais contra manifestantes que faziam piquete em distribuidora de gás e gasolina na localidade de Senkata, em El Alto

Internacional|Do R7

Mulher chora diante da polícia: Ação em Senkata deixou mais um morto na Bolívia
Mulher chora diante da polícia: Ação em Senkata deixou mais um morto na Bolívia Mulher chora diante da polícia: Ação em Senkata deixou mais um morto na Bolívia

Um homem foi morto e pelo menos outras cinco pessoas foram feridas a bala depois de a Polícia Nacional da Bolívia abrir fogo contra manifestantes que tentavam impedir a saída de um comboio de caminhões com combustíveis de uma distribuidora na cidade de San Antonio de Senkata.

O grupo de manifestantes contrários ao governo autodeclarado de Jeanine Añez mantinha um piquete na Planta Distribuidora de Senkata da YPFB (estatal petroleira da Bolívia) há dois dias.

A ação policial buscava garantir a saíde de caminhões-tanque com gasolina e outros com botijões de gás para abastecer a capital, La Paz. Os manifestantes foram dispersados com gás pimenta e tiros de bala de borracha.

Quando os caminhões estavam para deixar a distribuidora, um grupo tentou invadir o pátio. Relatos da mídia local diz que eles chegaram a derrubar um pedaço do muro.

Publicidade

A polícia revidou com tiros, alvejando ao menos seis pessoas. O homem identificado como Deybi Posto Cusi, 31, morreu no local, enquanto era atendido por um médico voluntário.

Médico diz que também foi alvejado

Publicidade

Em entrevista ao jornal local Página Siete, o médico diz que Deybi foi atingido por dois tiros, um no peito e outro na barriga.

Ele relata que seria muito difícil fazer algo pela vítima, mas que sequer conseguiu atendê-lo, já que a polícia seguiu disparando, inclusive em direção às equipes médicas. Os tiros disparados contra o médico, diz ele no vídeo publicado no Twitter, atingiram a parede.

Publicidade

Mortos na Bolívia chegam a 24

Com a confirmação desta morte, chegam a 24 as vítimas fatais registradas nos confrontos na Bolívia, em protestos que se seguiram às eleições de 20 de outubro, que apontaram a reeleição de Evo Morales para seu quarto mandato, mas foram questionadas por indícios de fraude.

Morales renunciou à Presidência da Bolívia em 9 de novembro, depois de a oposição recusar proposta de convocação de novas eleições e a polícia e as Forças Armadas sugerirem que o então presidente deixasse o cargo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.