Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Bombas estavam supostamente em panelas de pressão e atingiram vítimas com pregos e metais

EUA ressaltaram que não há provas que ligue o atentado a qualquer grupo ou nação estrangeira

Internacional|Do R7, com agências internacionais

Métodos para construir bombas domésticas são facilmente encontrados na internet
Métodos para construir bombas domésticas são facilmente encontrados na internet

As vítimas da Maratona de Boston foram feridas com pregos e pedaços de metais, informaram nesta terça-feira (16) os médicos que estão tratando dos feridos mais graves, alguns dos quais necessitaram amputar seus membros inferiores.

A agência de notícias AP divulgou ainda que pelo menos uma das bombas foi colocada dentro de uma panela da pressão escondida em uma mochila.

A CNN entrevistou Jeffrey Beatty, especialista em segurança, que alegou que tal descrição leva a crer que a bomba foi construída com itens domésticos, sem a necessidade de aparatos bélicos específicos.

O governo dos EUA ressaltou que não há provas que liguem o atentado a qualquer grupo ou nação estrangeira.


Um dia depois do ataque que deixou três mortos e mais de 170 feridos, o FBI e a polícia de Boston se negaram a revelar detalhes da investigação em curso e se as explosões estariam relacionadas a extremistas estrangeiros, ou americanos.

Uma equipe de cerca de 30 especialistas em bomba e cães farejadores vasculhou a área — a linha de chegada da famosa maratona —, enquanto as autoridades pediam à população que entrasse em contato, caso tivesse alguma informação importante.


"Vai levar muitos dias para processar este cenário", comentou Gene Marquez, agente especial encarregado do Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos em Boston.

A polícia informou que a área foi varrida duas vezes antes da maratona e nenhum explosivo foi encontrado.


As equipes de resgate e os médicos que trataram das vítimas relataram que as bombas parecem ter dispersado fragmentos de pregos e de metal, causando ferimentos, sobretudo, na parte inferior do corpo, o que incluiu vários casos de amputação.

Médicos de Boston tiveram que amputar membros de feridos no meio da rua

Brasileira está entre feridos em explosões na Maratona de Boston

Polícia inicia caçada aos responsáveis por explosões na Maratona de Boston

"A bomba obviamente foi colocada bem próximo ao chão, por isso a maioria dos ferimentos ocorreu nas extremidades inferiores das vítimas", explicou George Velmahos, chefe do setor de traumatologia do Hospital Geral de Massachusetts.

Velmahos afirmou que oito pacientes estão em estado grave e que quatro tiveram seus membros inferiores amputados.

— Muitos deles possuem ferimentos graves nas partes inferiores de seus corpos, ferimentos causados por pequenos fragmentos metálicos que entraram em seu corpo, como pregos, estilhaços, pedaços de metal.

Devido à natureza de seus ferimentos, as vítimas sofreram uma rápida perda de sangue.

— Eles estão sob cuidados intensivos. Estão em estado crítico. Mas conseguimos estabilizar seus sinais vitais e sua situação hemodinâmica está sob controle.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.