Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasileiro detido em Londres levava documentos criptografados sobre espionagem, diz jornal americano

David Miranda foi interrogado pela Scotland Yard durante nove horas

Internacional|Do R7

Glenn Greenwald e David Miranda se reencontraram nessa segunda-feira (19)
Glenn Greenwald e David Miranda se reencontraram nessa segunda-feira (19) Glenn Greenwald e David Miranda se reencontraram nessa segunda-feira (19) (RICARDO MORAES/REUTERS)

Segundo o jornal TheNew York Times, Glenn Greenwald, jornalista norte-americano que revelou a estratégia de espionagem eletrônica do governo dos Estados Unidos feita pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), teria dito que seu companheiro, o brasileiro David Miranda, esteve em Berlim para passar documentos à cineasta americana Laura Poitras.

Laura teria, então, dado a Miranda outros documentos para que ele repassasse a Greenwald. Esses documentos, relacionados ao esquema de espionagem vazado pelo ex-analista de inteligência americano Edward Snowden, estariam arquivados ou encriptados no material eletrônico confiscado por oficiais da Scotland Yard no aeroporto de Heathrow.

Caso de polícia

O embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Eliss, afirmou nesta segunda-feira (19) por meio de um comunicado à imprensa que a detenção do brasileiro no aeroporto de Heathrow é “uma questão operacional da Polícia Metropolitana de Londres”.

Publicidade

Segundo a nota, o ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague, teve uma conversa particular com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota, sobre a detenção de Miranda durante uma ligação telefônica.

"Eles concordaram que representantes dos governos brasileiro e britânico permanecerão em contato sobre o assunto. Esta continua sendo uma questão operacional da Polícia Metropolitana de Londres", dizia o comunicado.

Publicidade

— O Reino Unido e Brasil têm uma forte relação bilateral. Nós trabalhamos em estreita parceria em diversas áreas, incluindo comércio e investimento, educação e energia. Continuamos a discutir uma vasta gama de questões de importância mútua para a política externa e para a agenda de segurança internacional.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.