Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Camiseta da Zara causa polêmica por sua semelhança com pijama do holocausto

Empresa disse que roupa listrada e com estrela no peito era baseada em xerifes do Velho Oeste

Internacional|Do R7

Camiseta da Zara (à esquerda) se parecia com os pijamas usados por judeus nos campos de concentração (à direita)
Camiseta da Zara (à esquerda) se parecia com os pijamas usados por judeus nos campos de concentração (à direita) Camiseta da Zara (à esquerda) se parecia com os pijamas usados por judeus nos campos de concentração (à direita)

A loja de roupas e acessórios Zara está, mais uma vez, envolvida em uma polêmica. Nesta quarta-feira (27), o jornal israelense Haaretz acusou a marca de fabricar uma camiseta extremamente parecida com o pijama utilizado por judeus nos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial.

A empresa espanhola estava oferendo em seu site de vendas online uma camiseta com listras horizontais e uma estrela de “xerife” no peito. Ainda que os pijamas do Holocausto tivessem listras verticais, a semelhança é assustadora. A estrela de seis pontas com a palavra "sheriff" foi colocada na roupa da Zara exatamente na mesma posição em que os judeus eram obrigados a portar uma Estrela de Davi escrito “judeu”

Cristãos iraquianos preferem vida miserável no Líbano a voltar pra casa

Jornalista Theo Curtis retorna aos EUA após dois anos sequestrado na Síria

Publicidade

Segundo o jornal espanhol El País, a companhia já retirou do ar o item polêmico. A empresa afirmou que a camiseta só esteve à venda durante algumas horas da madrugada, e em nenhum caso no mercado israelense.

Ainda que a estrela tivesse as pontas arredondas e a palavra “sheriff” no centro, muitos clientes declararam estar indignados em suas redes sociais. A roupa fazia parte de uma série chamada “xerife”, mas deixou muitos clientes ofendidos.

Publicidade

A marca já havia vivido uma polêmica parecido em 2007, quando uma cliente inglesa advertiu à BBC que a Zara estava vendendo bolsas com suásticas bordadas. A empresa retirou o artigo de venda e explicou que o acessório havia sido feito na Índia por um terceiro e que o símbolo nazista não aparecia no desenho original. A suástica significa boa sorte em religiões como o hinduísmo e é comum em muitos bordados na Índia.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.