Chávez retorna à Venezuela após nove dias de tratamento médico em Cuba
Presidente estará ausente da primeira cúpula do Mercosul que tem a Venezuela como membro pleno
Internacional|com R7

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, retornou nesta sexta-feira (7) a seu país após nove dias de tratamento em Cuba como parte de seu processo de recuperação de um câncer que o obrigou a passar em três ocasiões pela sala de cirurgia desde junho do ano passado.
"Estou muito feliz de chegar aqui de novo", disse Chávez no momento de sua chegada ao aeroporto de Maiquetia por volta das 2h30 da manhã (5h de Brasília) em uma conversa que manteve com ministros e colaboradores que foram recebê-lo no aeroporto, divulgada pelo canal estatal de televisão VTV.
Chávez viajou a Cuba no dia 27 de novembro. Ao contrário do que aconteceu na maioria das viagens anteriores à ilha, não houve discurso de despedida antes de embarcar no avião, mensagens no Twitter ou fotografias na imprensa.
Ausência na cúpula do Mercosul
Chávez não participará na reunião de cúpula do Mercosul de hoje em Brasília, a primeira de seu país como membro pleno do bloco regional. A informação foi confirmada ontem pelo ministério das Relações Exteriores do Brasil.
"A Venezuela estará representada por [o chanceler e vice-presidente] Nicolás Maduro", disse à AFP uma fonte da chancelaria.
Chávez, reeleito em outubro, havia anunciado a intenção, a princípio, de participar da reunião.
A adesão da Venezuela, aprovada pelos presidentes do Mercosul em julho (com exceção do Paraguai, suspenso do bloco após a destituição do ex-presidente Fernando Lugo), é a primeira ampliação do bloco desde que foi fundado em 1991 por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.












