Cinegrafista americano com ebola receberá sangue de paciente que se recuperou
Ashoka Mukpo também está sendo tratado com um remédio experimental
Internacional|Do R7
O cinegrafista americano Ashoka Mukpo, que contraiu o ebola na Libéria e está hospitalizado em Omaha (Nebraska), receberá uma transfusão de sangue do médico Kent Brantly, primeiro paciente tratado nos Estados Unidos que se recuperou da doença, informaram nesta quarta-feira (8) fontes médicas.
O Centro Médico Nebraska, onde Mukpo está internado, detalhou que a transfusão está prevista para hoje.
Paciente com ebola morre no Texas
Dallas estuda acusar contaminado por ebola criminalmente
O hospital entrou ontem em contato com Brantly, que estava em viagem perto de Kansas City, mas que a interrompeu para fazer o procedimento. Ele será transferido em um avião até Omaha.
"Estamos incrivelmente agradecidos que o médico Brantly tenha feito isto não uma, mas duas vezes", declarou em comunicado a médica Angela Hewlett. Brantly, que venceu a doença, já doou sangue para Rick Sacra, um médico que contraiu o ebola na Libéria e também foi tratado em setembro no Centro Médico Nebraska.
Mukpo, que trabalhava na Libéria para a emissora NBC quando se infectou, está sendo tratado com o mesmo fármaco experimental que Thomas Eric Duncan, o primeiro paciente diagnosticado com ebola nos EUA e que morreu nesta quarta-feira em um hospital de Dallas (Texas).
Medo do vírus ebola põe Europa em alerta
Impacto do Ebola na África pode chegar a R$ 78 bi até 2015, diz Banco Mundial