Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Como a guerra entre Rússia e Ucrânia impacta o meio ambiente 

Tanques e outros equipamentos militares emitem gases do efeito estufa enquanto bombas contaminam solo e água

Internacional|Lucas Ferreira, do R7

Tanque destruído é abandonado em floresta na Ucrânia
Tanque destruído é abandonado em floresta na Ucrânia Tanque destruído é abandonado em floresta na Ucrânia

O conflito entre Rússia e Ucrânia é marcado pelos prédios em pedaços, casas no chão, pontes em ruínas e diversas infraestruturas do país destruídas.

O cenário de destruição no atual conflito na Europa é a imagem que vem à mente ao falar de uma guerra, mas o impacto ao meio ambiente causado por um confronto de grandes proporções é um outro lado que não recebe tanto destaque, mas que é tão relevante quanto.

O deslocamento de tropas, tanques, caminhões e outros equipamentos militares pela região do conflito, além de aumentar as emissões de gases de efeito estufa, também afetam o solo e a vegetação.

O presidente do Proam (Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental), Carlos Bocuhy, explica que as guerras provocam uma massiva destruição de áreas florestadas e interfere duramente na biodiversidade local.

Publicidade

“Os impactos são intensos quando as tropas e maquinário pesado atravessam áreas ambientalmente frágeis como ocorreu recentemente nas reservas da biosfera ao sul da Ucrânia, nas áreas úmidas (wetlands) detentoras de significativa biodiversidade”, conta Bocuhy.

Soma-se a isso ao uso de explosivos e de outros armamentos, que deixam resíduos tóxicos no ambiente, como metais pesados, além de causarem incêndio.

Publicidade

Os aquíferos de profundidade, grandes reservatórios subterrâneos de água, também são contaminados em ofensivas militares e essa siutação pode afetar o abastecimento da população.

Bombas usadas na guerra deixam resíduos tóxicos que contaminam o solo e reservatórios de água
Bombas usadas na guerra deixam resíduos tóxicos que contaminam o solo e reservatórios de água Bombas usadas na guerra deixam resíduos tóxicos que contaminam o solo e reservatórios de água

Bocuhy destaca que mesmo a destruição urbana, como os ataques de infraestruturas sanitárias, impacta negativamente o ecossistema de um país. "Ocorre a destruição dos serviços de infraestrutura como a coleta de resíduos, o que gera insalubridade e traz vetores de doenças infecciosas”, acresenta.

Publicidade

O próprio tratamento de esgoto, afetado por bombas, faz com que dejetos humanos cheguem aos rios sem qualquer tipo de processo que evite a degradação do meio ambiente.

Natureza como arma de guerra

Soldado ucraniano faz guarda em floresta do país
Soldado ucraniano faz guarda em floresta do país Soldado ucraniano faz guarda em floresta do país

Durante a história, não é difícil encontrar exemplos de exércitos que usaram o relevo e a vegetação como estratégia de guerra.

No século 19, o czar Alexandre 1º pediu às tropas que incendiassem e destruíssem campos e cidades para não deixar suprimentos para os soldados franceses de Napoleão Bonaparte — estratégia que ficou conhecida como terra arrasada.

Já no século 20, durante a guerra do Vietnã, foi a vez dos Estados Unidos destruírem as florestas do país invadido com agente laranja. O objetivo americano era eliminar a vegetação que camuflava os guerrilheiros da resistência vietnamita.

Por isso, em 2001, a ONU criou o Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Guerra e Conflitos Armados, celebrado sempre em 6 de novembro. O propósito das Nações Unidas é fazer com que a natureza seja preservada em meio a confrontos entre governos.

Além da destruição física do meio ambiente, Bocuhy destaca que as guerras impedem que governos possam sentar à mesa e discutir o futuro dos recursos do planeta.

“[A guerra] provoca dificuldades para a aprovação de acordos internacionais importantes, como os climáticos. Causa tensão no ambiente geopolítico, acirrando disputas regionais e por hegemonia geopolítica, enfraquece o multilateralismo colaborativo e o papel transformador e indutor da paz que é a missão prioritária das Nações Unidas.”

Leia também

Todo esse esforço de guerra acaba reabrindo cicatrizes da história da humanidade, como o desastre de Chernobyl. A movimentação de tropas russas na planta nuclear ucraniana fez com que material radioativo assentado sobre o solo aumentassem os níveis de radiação na região.

No fim, o grande impactado do meio ambiente por uma guerra é o próprio ser humano.

“Mesmo os países que não participam diretamente sofrem impactos. Prejuízos à produção de alimentos, transporte e tráfego marítimo, danos ao comércio e suprimento internacional, além dos refugiados sobrecarregando países sem infraestrutura para absorver essa demanda”, conclui Bocuhy.

" gallery_id="6352f01519d22427b5000730" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/como-a-guerra-entre-russia-e-ucrania-impacta-o-meio-ambiente-13112022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.