Coreia do Norte nomeia novo vice-ministro da Defesa
Kim Jong-un estaria tentando suavizar as políticas de defesa do país
Internacional|Do R7
A Coreia do Norte nomeou seu novo vice-ministro da Defesa, informou nesta sexta-feira (17) a agência estatal KCNA, dois dias após rumores apontarem uma possível mudança em suas políticas de linha com a substituição do ministro desta pasta.
Sem oferecer detalhes sobre a nova nomeação, a agência oficial de notícias norte-coreana se limitou a informar que o "vice-ministro das Forças Armadas Populares" era Jon Chang-bok, ex-chefe do Escritório de Logística militar da Coreia do Norte.
O novo vice-ministro da Defesa norte-coreano é um general relativamente desconhecido no aparato militar do regime, mas que aparentemente ganhou presença desde que Kim Jong-un chegou ao poder em dezembro de 2011.
Coreia do Norte coloca americano condenado em "prisão especial"
Sanções financeiras retardaram programa nuclear norte-coreano, diz ONU
Jon substitui Hyon Chol-hae, de 79 anos, que foi muito próximo ao fundador do país, Kim Il-sung, e de seu filho, Kim Jong-il, avô e pai, respectivamente, do jovem Kim Jong-un nesta peculiar dinastia comunista.
Na última segunda-feira, a Coreia do Norte nomeou o general Jang Jong-nam, de uns 50 anos, como ministro das Forças Armadas. Com a mudança, Kim Kyok-sik, considerado um militar da linha dura, foi afastado do cargo, uma medida que, segundo analistas da Coreia do Sul, pode indicar uma possível tentativa de suavizar as políticas de defesa do país.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia