• Twitter Created with Sketch.

Coreia do Norte precisará de ao menos 5 anos para virar potência nuclear

Especialista afirma que país precisa de investimentos gigantescos para "ingressar no clube nuclear"

Testes nucleares na Coreia do Norte causam tensão na região
Testes nucleares na Coreia do Norte causam tensão na região KNS / KCNA / AFP

A Coreia do Norte precisará de um prazo entre cinco e sete anos e investimentos gigantescos para ingressar no "clube nuclear", que agrupa os países detentores de armas atômicas, declarou nesta terça-feira um dos principais analistas russos no campo da segurança em energia nuclear, Igor Lingue.

"Seguramente, a Coreia do Norte já abriu a porta que leva ao clube nuclear, mas a potência (dos seus artefatos) é quase zero e o intervalo de tempo entre esses testes é muito grande", disse o especialista à agência "Interfax" ao comentar o teste produzido hoje pelo regime de Pyongyang.

Reino Unido condena teste nuclear da Coreia do Norte

Leia mais e fique por dentro do que acontece no mundo

Lingue, subdiretor do Instituto para Desenvolvimento Seguro da Energia Nuclear da Academia de Ciências da Rússia, opinou que, levando em conta a experiência histórica, a Coreia do Norte "necessitará de entre cinco e sete anos e colossais esforços para ingressar no clube nuclear".

A Coreia do Norte destacou que o teste nuclear de hoje teve "maior nível" que os anteriores, de 2006 e 2009, e que conseguiu reduzir o tamanho e o peso da bomba, em uma mostra que o país avançou em seu objetivo de dotar seus mísseis balísticos com capacidade atômica.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul estimou que o terremoto detectado hoje na Coreia do Norte pode ter sido provocado por uma detonação com potência por volta de 6 ou 7 quilotons.

  • Espalhe por aí:
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!
Access log
Access log