Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coreia do Norte testa novo motor de foguete

Teste foi acompanhado pelo líder do país, Kim Jong-un

Internacional|Do R7, com agências internacionais

Kim Jong-un acompanhou o teste do novo motor de foguete norte-coreano
Kim Jong-un acompanhou o teste do novo motor de foguete norte-coreano Kim Jong-un acompanhou o teste do novo motor de foguete norte-coreano

A Coreia do Norte realizou o teste de um novo motor de foguete, segundo informações da rede CNN deste domingo (19). O teste foi acompanhado pelo líder do país, Kim Jong-un.

— O mundo perceberá muito em breve a importância da vitória histórica que conquistamos hoje.

O teste ocorre um dia depois da chegada do secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, a Pequim.

Os EUA e a China devem trabalhar juntos para que a Coreia do Norte tome “um rumo diferente”, informou Tillerson, após conversar com seu homólogo chinês e suavizando as críticas anteriores a Pequim.

Publicidade

Empresa chinesa contrata "dorminhocos profissionais" por salário de mais de R$ 4 mil

As melhores cidades do mundo para se viver e o que derruba as brasileiras no ranking

Publicidade

A China tem se irritado ao ser acusada repetidamente por Washington de controlar os crescentes programas de mísseis balísticos e nucleares da Coreia do Norte, uma das várias barreiras entre as duas maiores economias do mundo.

O chanceler chinês Wang Yi, no entanto, descreveu as negociações com Tillerson como "francas, pragmáticas e produtivas". Os dois lados pareciam ter feito algum progresso ou deixado de lado as diferenças em questões mais complicadas, ao menos antes do encontro entre o presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente dos EUA, Donald Trump.

Publicidade

Na sexta-feira, Tillerson emitiu o alerta, até então, mais duro da administração Trump para a Coreia do Norte, dizendo em Seul que uma resposta militar estaria "na mesa", caso Pyongyang agisse para ameaçar as forças sul-coreanas e norte-americanas.

Após o encontro com Wang, Tillerson seguiu uma linha mais suave. Ele disse a jornalistas que tanto a China como os Estados Unidos observaram que os esforços das últimas duas décadas não foram capazes de conter a ameaça representada pelos programas bélicos da Coreia do Norte.

— Nós compartilhamos uma visão comum e a sensação de que as tensões na península são muito elevadas neste momento e que as coisas atingiram um nível bastante perigoso e nos comprometemos a fazer tudo o que pudermos para evitar o surgimento de qualquer tipo de conflito.

De acordo com ele, ambos concordaram em trabalhar juntos para persuadir a Coreia do Norte a "fazer uma correção de curso e afastar-se do desenvolvimento de suas armas nucleares".

Wang declarou que as resoluções da Organização das Nações Unidas sobre a Coreia do Norte impuseram sanções e pediram para retomar os esforços para negociar uma solução.

— Não importa o que aconteça, temos de permanecer comprometidos com os meios diplomáticos ao buscar uma solução pacífica.

Ambos afirmaram que "esperam encontrar formas de retomar as conversas".

— Nenhum de nós está pronto para desistir da esperança de paz.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.