Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coreia do Sul, China e Japão sofrem com frio intenso e temperaturas abaixo de -30ºC

Onda de neve paralisou voos e fechou escolas em países do Oriente

Internacional|Do R7

Tempestade de neve atinge países do Oriente
Tempestade de neve atinge países do Oriente Tempestade de neve atinge países do Oriente

O frio extremo que atingiu o leste dos Estados Unidos também tem feito estragos em países do Oriente. No Japão, duas pessoas morreram e 100 ficaram feridas por causa da nevasca.

A China enfrenta o maior frio em 30 anos, com temperaturas abaixo de -30ºC. Os voos no Aeroporto Internacional de Jeju, na Coreia do Sul, foram paralisados e o número de pessoas com hipotermia e doenças relacionadas ao clima mais que dobrou em uma semana. 

China

Aulas foram suspensas na China por causa da maior onda de frio que toma conta do país em trinta anos. Os termômetros chegam a -30ºC.

Publicidade

Segundo a imprensa local, o Centro Nacional de Meteorologia previu que a temperatura vai cair mais dez graus nos próximos quatro dias.

Nevasca deixa mortos e afeta milhões de pessoas no Leste dos Estados Unidos

Publicidade

As cidades no sul do país são as mais afetadas. A província de Zhejiang declarou alerta amarelo para o frio — o segundo maior em uma escala de quatro níveis.

Fotos de supermercados na província de Hangzhou mostraram compradores desesperados para manter o estoque de casa — disputavam produtos frescos, óleo e pão.

Publicidade

Em Changsha, as temperaturas serão inferiores às apontadas durante a intensa tempestade de neve de 2008, que deixou 129 pessoas mortas em todo o sul da China e causou cerca de 30 bilhões de dólares de danos.

Coréia do Sul

O número de acidentes causado pela neve e de pacientes com hipotermia subiu muito na Coreia do Sul. O aeroporto de Jeju foi fechado e os voos, paralisados. O inverno veio mais rigoroso do que nos últimos tempos.

Apenas um dia após a KMA (Administração Meteorológica da Coreia) emitir um aviso de onda frio, a temperatura na capital caiu para -18ºC no domingo (24) — o mais frio desde janeiro de 2001. Também no domingo, a KMA emitiu um aviso de onda de frio para todas as regiões na província de Gyeonggi, bem como Seul, pela primeira vez em seis anos.

O aviso de onda frio é emitido, se a temperatura se manter inferior a —15ºC durante dois ou mais dias.

Tempestade de neve deixa vários estados norte-americanos em alerta

Enquanto isso, todos os voos no aeroporto foram cancelados devido à maior queda de neve em 32 anos e ventos fortes. Um total de 517 voos foram agendados para o domingo sozinho. No sábado (23), 296 voos tinham sido cancelados, enquanto 122 foram adiados devido às condições meteorológicas.

Na noite de sábado, o portal local The Korea Herald divulgou imagens de sinais de trânsito sendo derrubados por ventos fortes e neve pesada. Alguns hotéis tiveram apagões.

Na área metropolitana de Seul, um grande número de acidentes foi registrado devido a medidores de água e canos congelados no domingo. 

Trabalhadores reclamam da impossibilidade de fazer suas atividades cotidianas.

— Eu não posso tomar banho, eu não posso lavar roupa. Eu tinha que ir a uma lavandaria esta manhã. Só me disseram que eu tenho que esperar até que o clima fica mais quente. Isso é muito frustrante.

O Ministério da Saúde anunciou no domingo que o número de coreanos que procuraram atendimento médico por doenças relacionadas com o frio, tais como hipotermia e congelamento, aumentou significativamente nesta semana, em relação à semana anterior.

Um total de 55 coreanos foram tratados por essas condições em 530 centros médicos em todo o país a partir dessa semana — na semana anterior foram computados 24 casos.

As autoridades de saúde aconselharam que crianças pequenas, idosos e pessoas suscetíveis a doenças não saiam de casa, e usem ceroulas sob as roupas.

Japão

Duas pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas neste domingo quando uma massa de ar frio chegou ao Japão, com recorde de queda de neve pesada em áreas ocidentais e centrais do país.

Na província de Aomori, uma mulher morreu após ter caído de um telhado enquanto tentava remover a neve. Em Tochigi, um homem morreu em um acidente de trânsito relacionado ao o clima. Cerca de 100 pessoas ficaram feridas por causa das condições climáticas. 

O clima interrompeu o tráfego aéreo, terrestre e as linhas de trem. A All Nippon Airways e a Japan Airlines cancelou hum total de 286 voos de domésticos em cinco horas.

A Agência Meteorológica previu que ventos fortes e altas ondas tomarão conta do país, assim como tempestades de neve na região de Hokuriku e no oeste do Japão na segunda-feira (25).

Na região de Chugoku, onde a queda de neve foi mais pesada, a cidade de Kita-Hiroshima, em Hiroshima, registrou 142 cm de neve. Com a massa de ar frio no lugar acima do arquipélago, as temperaturas bateram recordes mínimos em muitos locais ocidentais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.