Deputado neonazista é expulso do Parlamento grego por saudar Hitler durante plenária
Christos Papas do partido Amanhecer Dourado é considerado um dos ideólogos do grupo e assumiu publicamente fazer apologia ao nazismo
Internacional|Do R7
Um deputado do partido neonazista grego Amanhecer Dourado foi expulso nesta sexta-feira (17) de uma sessão do Parlamento por insulto.
Em meio à confusão que acompanhou a partida do deputado e de seu grupo, foi ouvido o grito de "Heil Hitler", segundo fontes parlamentares.
Desemprego entre jovens na Grécia chega a 64,2%
Grécia é acusada de abandonar refugiados à morte em alto-mar
Estudantes morrem asfixiados na Grécia ao tentar improvisar calefação
O vice-presidente do Parlamento, Ioannis Dragasakis, deputado do partido de esquerda Syriza, que dirigia a sessão desta sexta-feira, ordenou a "exclusão" de Panayiotis Iliopulos, que havia insultado o líder do Syriza, Alexis Tsipras, e outros membros do partido, de acordo com a mesma fonte.
Ao sair da sala, ouviu-se o grito de "Heil Hitler" em três ocasiões, de acordo com a transmissão televisiva da sessão.
Segundo a agência de notícias grega ANA, foi o deputado do Amanhecer Dourado Christos Papas, considerado um dos ideólogos do partido que assumiu publicamente apologia a Hitler, que gritou. O partido imediatamente negou.
Iliopulos provocou o incidente ao declarar: "Alexis (Tsipras) dorme o sono dos justos e sonha em se tornar primeiro-ministro", segundo o debate transmitido pela rádio Skai uma hora depois do incidente.
O presidente da sessão pediu, então, para que se comportasse e ameaçou tomar "medidas" previstas pelo código parlamentar.
"Syriza é uma gangue (...) adiante miseráveis", respondeu Iliopulos, enquanto chamava os deputados que aplaudiram a intervenção do presidente da sessão de "rebanho de ovelhas".
O vice-presidente ordenou, então, a expulsão do deputado e todo o Amanhecer Dourado saiu da sala.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia