Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Deputado neonazista é expulso do Parlamento grego por saudar Hitler durante plenária

Christos Papas do partido Amanhecer Dourado é considerado um dos ideólogos do grupo e assumiu publicamente fazer apologia ao nazismo

Internacional|Do R7

Partidários do movimento de extrema direita grego manifestam seu apoio ao grupo Aurora Dourada frequentemente nas ruas do país
Partidários do movimento de extrema direita grego manifestam seu apoio ao grupo Aurora Dourada frequentemente nas ruas do país

Um deputado do partido neonazista grego Amanhecer Dourado foi expulso nesta sexta-feira (17) de uma sessão do Parlamento por insulto.

Em meio à confusão que acompanhou a partida do deputado e de seu grupo, foi ouvido o grito de "Heil Hitler", segundo fontes parlamentares.

Desemprego entre jovens na Grécia chega a 64,2%

Grécia é acusada de abandonar refugiados à morte em alto-mar


Estudantes morrem asfixiados na Grécia ao tentar improvisar calefação

O vice-presidente do Parlamento, Ioannis Dragasakis, deputado do partido de esquerda Syriza, que dirigia a sessão desta sexta-feira, ordenou a "exclusão" de Panayiotis Iliopulos, que havia insultado o líder do Syriza, Alexis Tsipras, e outros membros do partido, de acordo com a mesma fonte.


Ao sair da sala, ouviu-se o grito de "Heil Hitler" em três ocasiões, de acordo com a transmissão televisiva da sessão.

Segundo a agência de notícias grega ANA, foi o deputado do Amanhecer Dourado Christos Papas, considerado um dos ideólogos do partido que assumiu publicamente apologia a Hitler, que gritou. O partido imediatamente negou.


Iliopulos provocou o incidente ao declarar: "Alexis (Tsipras) dorme o sono dos justos e sonha em se tornar primeiro-ministro", segundo o debate transmitido pela rádio Skai uma hora depois do incidente.

O presidente da sessão pediu, então, para que se comportasse e ameaçou tomar "medidas" previstas pelo código parlamentar.

"Syriza é uma gangue (...) adiante miseráveis", respondeu Iliopulos, enquanto chamava os deputados que aplaudiram a intervenção do presidente da sessão de "rebanho de ovelhas".

O vice-presidente ordenou, então, a expulsão do deputado e todo o Amanhecer Dourado saiu da sala.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.