Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dilma expressa preocupação com aumento da violência em Gaza

Presidente diz que a paz só será possível com o reconhecimento do Estado palestino

Internacional|

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, concedeu uma coletiva de imprensa em Madri, na Espanha, onde se encontra com o presidente Mariano Rajoy
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, concedeu uma coletiva de imprensa em Madri, na Espanha, onde se encontra com o presidente Mariano Rajoy A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, concedeu uma coletiva de imprensa em Madri, na Espanha, onde se encontra com o presidente Mariano Rajoy (Emilio Naranjo/EFE)

A presidente Dilma Rousseff mostrou-se nesta segunda-feira (19) preocupada com o aumento da violência entre Israel e Gaza, que já deixou cerca de 100 mortos, quase todos palestinos, e 900 feridos.

Dilma afirmou que conversou ontem à noite com o presidente egípcio e com o secretário-geral da ONU com o objetivo de deter a escalada da violência em torno de Gaza.

"Ontem à noite falei com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e lhe manifestei nossa preocupação. Disse que devem ser adotadas medidas efetivas, porque a situação está piorando", declarou hoje a presidente em entrevista coletiva ao lado do chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy. 

Fotos: conflito sangrento entre Israel e Gaza

Publicidade

Dilma disse ainda que falou por telefone com o presidente egípcio, Mohammed Mursi, que lhe garantiu que na região "existe interesse em impedir que a situação se deteriore".

A presidente explicou que o Brasil é "propício" ao reconhecimento da Palestina como Estado na ONU, e opinou que só assim será possível a paz na região.

Publicidade

China condena "abuso de força" de Israel

Por sua vez, Rajoy qualificou como "lamentável" e "terrível" o que está acontecendo na região, especialmente a morte de civis, entre eles crianças, e disse que "Israel tem direito à legítima defesa, mas é preciso contenção na resposta". Rajoy também afirmou que enviou esta mensagem ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. 

Publicidade

Quer ficar bem informado? Leia mais

O que acontece no mundo passa por aqui

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.