Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dois bispos católicos dos EUA renunciam por escândalo de abuso sexual de crianças

Órgão teria falhado em supervisionar padres

Internacional|

O papa Francisco aceitou nesta segunda-feira (15) a renúncia de dois bispos dos Estados Unidos 10 dias após um promotor norte-americano ter apresentado denúncias criminais contra a diocese deles por não ter protegido crianças de abusos sexuais cometidos por padres.

O arcebispo John Nienstedt, de Saint Paul e Minneapolis, e um de seus vices, o bispo-auxiliar Lee Piche, renunciaram devido às ligações com Curtis Wehmeyer, ex-padre que cumpre pena de cinco anos de prisão após admitir culpa em 2012 por acusações de conduta sexual com dois menores, além de possuir pornografia infantil.

Polícia prende padre em operação contra pedofilia

O promotor de Minnesota John Choi apresentou as denúncias contra a arquidiocese em 5 de junho. Centenas de casos civis já foram abertos contra o local por supostamente ter falhado em supervisionar padres ou por ignorar o abuso sexual cometido por membros do clero.

Publicidade

Nienstedt disse em comunicado que estava renunciado porque sua liderança "chamou atenção distante dos bons trabalhos (da Igreja)". "Eu saio com a consciência limpa, sabendo que minha equipe e eu realizamos protocolos sólidos para garantir a proteção de menores e de adultos vulneráveis", disse.

Padres que pregavam 'amor livre' para praticar pedofilia chocam Espanha

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.