Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Donald Trump parabeniza Jair Bolsonaro por ida ao segundo turno das eleições

Ex-presidente dos EUA diz que candidato do PL superou fake news durante o pleito; líderes da América Latina também se manifestam

Internacional|Gabriel Herbelha*, do R7

Jair Bolsonaro e Donald Trump, durante encontro em 2020
Jair Bolsonaro e Donald Trump, durante encontro em 2020 Jair Bolsonaro e Donald Trump, durante encontro em 2020

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump parabenizou Jair Bolsonaro (PL) nesta segunda-feira (3) pelo seu desempenho no primeiro turno das eleições para a Presidência.

Em publicação feita na própria rede social, a Truth Social, Trump escreveu que Bolsonaro superou “pesquisas imprecisas e fake news” para chegar até o segundo turno.

Sem citar o nome do adversário, Trump se referiu a Lula como um "desafiante radical de esquerda" no pleito.

“Agora que outros conservadores estão fora da disputa, o presidente Bolsonaro está em uma posição muito forte para ganhar GRANDE. Mais importante, ele será vitorioso porque as pessoas maravilhosas do Brasil apreciam o grande trabalho que ele fez e está fazendo. Tremendo aumento de eleitores nas últimas 24 horas!”, disse o político republicano.

Publicidade

O atual mandatário terminou em 2º lugar, com 43,2% dos votos válidos, atrás de Lula (PT), com 48,43%. Os dois se enfrentarão no segundo turno, que será realizado no dia 30 de outubro.

Líderes da América Latina se pronunciam

Argentina

Diferentemente de Trump, o presidente argentino Alberto Fernández se dirigiu ao candidato do PT, Luis Inácio Lula da Silva, em publicação feita na noite de domingo (2), após a confirmação do segundo turno. “Estendo meu sincero respeito ao povo do Brasil por sua profunda expressão democrática”, escreveu.

Publicidade

Colômbia

O recém-empossado presidente da Colômbia, Gustavo Petro, também felicitou Lula pela votação. “Parabenizo Lula pela vitória no primeiro turno. Felicito o povo brasileiro por sua enorme participação eleitoral”, escreveu.

México

Andrés Manuel Lopez Obrador, presidente do México, também foi às redes sociais para celebrar a vitória parcial de Lula, que chamou de “irmão e companheiro”. “O povo do Brasil demonstrou mais uma vez sua vocação democrática e, principalmente, sua inclinação para a igualdade e a justiça”, escreveu o mexicano.

* Estagiário do R7, sob supervisão de Daniel Pinheiro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.