Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Egito abre fronteira terrestre com Gaza por 3 dias após 45 de fechamento

Passagem de Rafah ficará aberta até a próxima segunda-feira, mas com restrições

Internacional|

O Egito abriu parcialmente neste sábado (29), por três dias, e após 45 de fechamento, a passagem de Rafah, única porta de saída terrestre de Gaza, que está sob assédio militar de Israel desde que o movimento islamita Hamas assumiu seu controle em 2007.

A medida representa um pequeno alívio para os cerca de 1,7 milhões de pessoas que vivem neste território em condições que agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e de outras organizações definem como "à beira do colapso humanitário". Segundo o site do Ministério do Interior controlado pelo Hamas, a passagem permanecerá aberta, embora com restrições, até a próxima segunda-feira, nos dois sentidos e de 9h às 17h. Só as pessoas que precisarem de tratamento médico, estudantes e cidadãos com passaporte de outros países árabes poderão entrar ou sair da Faixa de Gaza, após contato com o Ministério do Interior.

De acordo com a pasta, nos últimos 45 dias chegaram a seus escritórios mais de 10 mil solicitações de palestinos que não poderão ser atendidas, já que a passagem só pode assumir o tráfego de 150 a 300 pessoas por dia. Nos últimos 45 dias, o Egito só tinha autorizado a passagem de peregrinos muçulmanos a caminho da Arábia Saudita, o que tinha levado vários grupos a protestar e acampar na frente da representação diplomática do Cairo em Gaza.

Mais dois partidários de Mursi são condenados à morte no Egito

Publicidade

Após derrubar o presidente islamita Mohammed Mursi, o novo regime egípcio contribuiu para endurecer o isolamento sofrido por Gaza ao fechar a passagem, alegando razões de segurança. Além disso, o exército egípcio destruiu cerca de 95% dos túneis clandestinos que ligavam a Faixa à Península do Sinai, através dos quais os moradores de Gaza se abasteciam e que também serviam, em alguns casos, para o tráfico de armas entre os diversos grupos radicais islamitas dos dois lados da fronteira.

Veja mais notícias de Internacional

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.