Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Em 24 horas, oito soldados das tropas aliadas morrem no Afeganistão

Segundo a Força Internacional de Assistência à Segurança, 50 soldados do contingente internacional já foram assassinados no país em 2013

Internacional|Do R7

O presidente afegão, Hamid Karzai, durante entrevista coletiva realizada ontem. Na ocasião, Karzai pediu que o Talibã "lute contra os inimigos do país"
O presidente afegão, Hamid Karzai, durante entrevista coletiva realizada ontem. Na ocasião, Karzai pediu que o Talibã "lute contra os inimigos do país" MOHAMMAD ISMAIL/REUTERS

Em dois episódios isolados, três soldados da Otan morreram neste domingo (5) no Afeganistão, informou à Agência EFE uma fonte oficial, que ressaltou que oito militares das tropas aliadas foram assassinados nas últimas 24 horas.

Ontem, um dia que foi tido como o mais sangrento deste ano, a missão da Otan no Afeganistão, denominada Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), confirmou a morte de 50 soldados do contingente internacional em 2013.

Em um dos últimos incidentes envolvendo os soldados da Isaf, dois militares aliados morreram após serem atacados por um soldado do Exército Nacional do Afeganistão (ANA) no oeste do país, um incidente cuja autoria foi reivindicada pelos talibãs.

De acordo com um porta-voz insurgente, Zabiulá Mujahid, o soldado afegão era um agente infiltrado dos talibãs e matou quatro militares da Isaf antes de ser abatido. Um porta-voz aliado, Luca Carniel, confirmou à Agencia Efe a morte de dois militares da Coalizão nesse incidente e de um terceiro em outro ataque talibã no norte do país, embora tenha se recusado a falar sobre a nacionalidade e a localização exata dos incidentes.


Atentado contra partido leigo mata três no Paquistão

Ataques de Israel à Síria elevam tensões regionais


As três mortes de hoje se somam a dos cinco soldados americanos mortos ontem no sul do Afeganistão pela explosão de uma "bomba improvisada" (IED, em siglas inglesas). Nos últimos meses, os ataques de militares afegãos contra aliados passaram a ser conhecidos como ataques "do verde contra azul", em referência às cores de suas respectivas indumentárias.

A maior parte desses ataques é reivindicada pelos insurgentes talibãs, embora também haja casos de acertos de contas ou de soldados contrários à presença estrangeira no Afeganistão que se voltam contra as tropas da Otan.


O processo de retirada das tropas internacionais do Afeganistão já está em andamento e deve ser concluído em 2014 se cumpridos os prazos previstos de acordo com o calendário de retirada que, no entanto, não freou a atividade insurgente.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.