Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entrega de armas das Farc chega a quase 60% na Colômbia

Internacional|

BOGOTÁ (Reuters) - O grupo rebelde colombiano Farc quase completou nesta terça-feira a entrega de outros 30 por cento de seu arsenal à Organização das Nações Unidas, como parte de um acordo de paz assinado com o governo para terminar com mais de 52 anos de guerra.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) abandonaram quase 60 por cento de suas armas, como concordado no final do ano passado com o governo do presidente Juan Manuel Santos. Os rebeldes devem completar a segunda parte da entrega na quarta-feira.

“É um dia histórico”, disse Santos, que apostou o seu legado em levar paz à Colômbia.

“A paz será construída pouco a pouco, de fato, é como construir uma catedral, é de tijolo em tijolo”, disse Santos na cidade de Cali, após não poder chegar à cerimônia de entrega de armas na província de Cauca por conta do mau tempo.

Publicidade

O prazo final para desarmamento foi estendido recentemente após atrasos logísticos retardarem a chegada de parte dos 7 mil combatentes do grupo para zonas especiais de desmobilização.

Os 40 por cento restantes devem ser entregues até 20 de junho, data limite da extensão com o governo.

“Esta é outra demonstração de nosso verdadeiro compromisso na construção da paz”, informou as Farc em publicação no Twitter após uma cerimônia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.