Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Espanha decreta três dias de luto após acidente e afirma que maior preocupação é identificar os corpos

Pelo menos 78 pessoas morreram e 131 ficaram feridas no descarrilamento

Internacional|Do R7, com agências internacionais

Essa é uma das maiores tragédias da história ferroviária da Espanha
Essa é uma das maiores tragédias da história ferroviária da Espanha Essa é uma das maiores tragédias da história ferroviária da Espanha

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, afirmou na manhã desta quinta-feira (25) que o governo irá decretar três dias de luto oficial após o acidente de trem que deixou ao menos 78 mortos e 131 feridos na noite de ontem em Santiago de Compostela, no noroeste da Espanha.

Rajoy também indicou que a prioridade agora é recuperar a normalidade do tráfico ferroviário e fazer a identificação das pessoas que morreram no descarrilamento.

"As famílias não podem viver em uma situação de incerteza", disse o primeiro-ministro em pronunciamento feito na região do acidente, para onde viajou nesta madrugada. Ele acrescentou que alguns corpos já foram identificados e a morte, comunicada a seus familiares.

Rajoy também agradeceu ao povo espanhol pela solidariedade e revelou que mais de 500 pessoas se voluntariaram para doar sangue para os feridos.

Publicidade

Veja fotos do acidente

Duas investigações paralelas sobre o acidente vão acontecer, segundo o premiê: uma investigação policial e outra da Comissão de Investigação de Acidentes Ferroviários, ligada ao Ministério do Desenvolvimento.

Publicidade

As causas do acidente com o trem, que transportava 222 passageiros, ainda não foram esclarecidas, mas o motorista assumiu que estava a uma velocidade de 190 km/h em uma zona em que o limite era restrito a 80 km/h.

Muitos passageiros estavam viajando para as festividades de 25 de julho, dia de Santiago, o padroeiro religioso da Espanha, que costumam levar milhares de turistas e peregrinos a Santiago de Compostela.

Publicidade

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.