Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estações de trem italianas viram acampamentos improvisados para imigrantes

Sistema de amparada a imigrantes da Itália está à beira do colapso

Internacional|

Refugiados aguardam na Itália
Refugiados aguardam na Itália Refugiados aguardam na Itália

O sistema de amparada a imigrantes da Itália está à beira do colapso e, devido a esta situação, centenas de refugiados vagam pelas estações de trem, transformadas em improvisados acampamentos, à espera de prosseguir sua viagem para outros lugares da Europa.

A Itália, zona de passagem entre a África e a Europa, enfrenta uma delicada situação devido ao incessante fluxo de imigrantes que chega a seu litoral, fugindo da miséria e dos conflitos armados sofridos em seus países de origem.

O Ministério do Interior italiano informou à Agência Efe que, desde 1º de janeiro deste ano, o número de imigrantes que desembarcaram no país chega a 56.738. Um número elevadíssimo que transbordou a vasta rede de centros de amparada preparados pelo Estado italiano, que agora se vê incapacitado para dar cobertura a mais pessoas.

Uma situação que, além disso, conta atualmente com uma particularidade: o fechamento do espaço europeu de Schengen até 15 de junho devido à já finalizada cúpula do G7 realizada na cidade alemã de Elmau.

Publicidade

Mais de 6 mil foram detidos no Egito por migração irregular em sete meses

Navios estrangeiros trabalham para resgatar dez botes de migrantes no Mediterrâneo

Publicidade

Por essa razão, vários imigrantes que, após serem resgatados em alto-mar, tentavam chegar aos países do norte da Europa através da Itália estão presos nas principais estações ferroviárias do país, explicou à Efe Laura Bastianetto, porta-voz da Cruz Vermelha italiana.

Estas pessoas se viram obrigadas a fazer uma inesperada parada em seu périplo e tentar seguir a vida nas proximidades das estações, já que os saturados centros de amparo não têm espaço disponível. Bastianetto disse que, no caso de Roma, cerca de 500 imigrantes de nacionalidade etíope e eritreia perambulam pelos arredores da Estação Tiburtina, a segunda em importância da capital após Termini.

Publicidade

Sob um sol abrasador, permanecem à sombra das árvores, em penosas condições higiênicas, sem banheiros e deitados sobre papelões e objetos de uso que conseguiram arrastar até esta parte do Mediterrâneo.

Eles recebem ajuda de pessoas do bairro, que os levam caixas de pizza e garrafas de água, mas também de organizações humanitárias como a Cruz Vermelha, que transferiu à área uma unidade móvel e fixou um acampamento para proporcionar a estas pessoas assistência sanitária e comida.

A porta-voz desta organização explicou que por dia são registrados entre 50 e 60 pacientes afetados, especialmente por problemas dermatológicos e queimaduras contraídas durante sua viagem na embarcação na qual atravessaram o Mediterrâneo.

Além disso, dão seguimento aos tratamentos que foram aplicados uma vez desembarcados nos portos meridionais do país. O que ocorre na capital italiana se assemelha à situação da cidade de Milão, onde outros 500 imigrantes vivem literalmente em sua Estação Central que já conta com um centro de saúde fixo e com uma ambulância para os casos mais graves.

Estas pessoas, da mesma forma que em Roma, são obrigadas a esperar na estação ferroviária já que os três centros de Milão estão saturados e os poucos postos que vagam são destinados prioritariamente a mulheres e crianças.

A questão da saúde dos imigrantes preocupa muito as autoridades italianas já que, segundo informaram os meios de comunicação, na estação milanesa já foram registrados cerca de 500 casos de sarna e alguns de malária.

Enquanto isso, os países da União Europeia (UE) mantêm um tenso debate sobre o número de imigrantes que estão dispostos a acolher, depois da iniciativa proposta pela Comissão Europeia no mês passado.

No caso da Itália, a questão da imigração é um coquetel explosivo no qual contrasta com a solidariedade de várias organizações humanitárias e as críticas lançadas por alguns atores sociais e partidos políticos. Este tema se transformou em uma arma na vida política e um recurso eleitoral para partidos como o xenófobo Liga Norte (LN). 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.