Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estados Unidos libertam prisioneiro de Guantánamo para Arábia Saudita

Muhammad Murdi Issa al-Zahrani é suspeito de ter lutado no Afeganistão para a Al Qaeda

Internacional|

Um detento saudita preso há 12 anos na prisão americana de Guantánamo, em Cuba, suspeito de ter lutado no Afeganistão para a Al Qaeda, foi transferido para a Arábia Saudita, informou neste sábado (22) o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Muhammad Murdi Issa al-Zahrani foi liberado para transferência por conselho de revisão, que afirmou que havia levado em consideração o fato de as informações referentes à ligação do prisioneiro com a Al Qaeda não terem sido corroboradas e por ele ter expressado arrependimento. 

EUA transferem cinco presos de Guantánamo para Europa

Legisladores americanos mantém obstáculos ao fechamento de Guantánamo

Publicidade

Zahrani, que integrará um programa saudita de reabilitação, foi preso na Base Naval de Guantánamo em agosto de 2012. Em seu perfil do Departamento de Defesa consta que ele tem 44 ou 45 anos de idade.

Seis outros prisioneiros foram transferidos de Guantánamo nas últimas três semanas, incluindo três da Georgia, dois da Eslováquia e um do Kuwait. Ainda há 142 detentos na base naval, informou o Departamento de Defesa.

Publicidade

O presidente Barack Obama prometeu fechar a prisão durante sua campanha presidencial em 2008, afirmando que ela era danosa à reputação dos Estados Unidos ao redor do mundo. Mas Obama até o momento não conseguiu o que prometera, em parte por causa da resistência do congresso americano.

O Centro de Direitos Constitucionais, em Nova York, que representou alguns dos prisioneiros de Guantánamo, deu as boas-vindas, neste sábado, às liberações das últimas semanas e disse que Obama deveria transferir os homens que ainda restam e que ele não pretende acusar criminalmente. 

Publicidade

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.