Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudantes chilenos protestam contra a presidente Michelle Bachelet exigindo reforma na educação

Os estudantes dizem que a educação no país é cara e de baixa qualidade

Internacional|

Líderes estudantis dizem que 80 mil pessoas participam do protesto
Líderes estudantis dizem que 80 mil pessoas participam do protesto Líderes estudantis dizem que 80 mil pessoas participam do protesto

Milhares de estudantes encheram as ruas da capital chilena, Santiago, nesta quinta-feira (21) em uma passeata para lembrar a presidente Michelle Bachelet de que a paciência deles para esperar as prometidas reformas na educação está se esgotando.

Houve confrontos violentos entre manifestantes e policiais, embora a maior parte do protesto tenha sido pacífico, informou a polícia. As autoridades estimaram que 25 mil pessoas participaram, enquanto líderes estudantis falaram em 80 mil presentes.

Manifestações menores também aconteceram em cidades de todo o país.

Homens armados levam pelo menos R$ 15 milhões de carro blindado no maior roubo da história do Chile

Publicidade

Os estudantes pedem uma participação mais ativa e clareza nas reformas educacionais que o governo de centro-esquerda tenta aprovar no Congresso.

Bachelet se comprometeu a fazer grandes mudanças no sistema de ensino do Chile, privatizado durante a ditadura do general Augusto Pinochet e que geralmente é de baixa qualidade e caro.

Publicidade

Em maio, Bachelet enviou a primeira parte de sua reforma na educação ao Congresso, um projeto de lei que pretende alterar a maneira como as escolas são financiadas, pôr fim aos subsídios estatais ou escolas com fins lucrativos e eliminar políticas de admissão seletivas.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.