Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA monitoram situação na Argentina após morte de promotor, diz Casa Branca

Governo argentino suaviza tom antes de "marcha silenciosa" por morte de promotor

Internacional|

Earnest afirmou que a Casa Branca está "preocupada" com as questões relativas ao Estado de direito e de Justiça
Earnest afirmou que a Casa Branca está "preocupada" com as questões relativas ao Estado de direito e de Justiça Earnest afirmou que a Casa Branca está "preocupada" com as questões relativas ao Estado de direito e de Justiça

A Casa Branca está monitorando a situação na Argentina, onde a morte de um promotor que acusou a presidente Cristina Kirchner de encobrir o suposto papel do Irã em um atentado de 1994 tem provocado protestos, disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, nesta quarta-feira (18).

Earnest afirmou que a Casa Branca está "preocupada" com as questões relativas ao Estado de direito e de Justiça que têm sido levantadas em torno do aparente suicídio do promotor no mês passado.

O governo da Argentina amenizou as críticas ácidas a seus adversários hoje, antes do que se espera ser uma das maiores manifestações de rua dos conturbados sete anos do governo da presidente argentina, Cristina Kirchner.

O último ano de Cristina no cargo está mergulhado em tensão desde a morte nebulosa um mês atrás de Alberto Nisman, promotor federal que estava prestes a detalhar evidências que dariam suporte à acusação de que a presidente planejou encobrir a investigação de um atentado a uma entidade judaica em 1994.

Publicidade

Argentinos residentes no Brasil vão marchar hoje em memória da morte de Nisman

Autoridades da Argentina questionam decisão de investigação contra presidente

Publicidade

Os opositores alegam que o promotor foi assassinado, já autoridades do alto escalão acusaram os promotores que organizam a passeata, apelidada de ‘marcha silenciosa’, de tentarem realizar um “golpe de Estado judicial” e conspirar com adversários políticos de direita para depor Cristina. Mas nesta quarta-feira, as autoridades abrandaram o discurso.

“Não quero atribuir nenhum valor a isso, nem minimizar sua importância”, disse o chefe de gabinete da presidente, Anibal Fernández, aos repórteres.

Publicidade

— Não estou interessado. É a expressão do povo, que tem direito de fazê-lo.

Dezenas de milhares de argentinos devem comparecer à manifestação em silêncio pela capital, Buenos Aires, na noite desta quarta-feira em homenagem a Nisman, que foi encontrado morto com um único tiro na cabeça em 18 de janeiro.

Os promotores por trás do evento dizem que ele não tem motivação política, mas a independência do judiciário do país vem sendo questionada há tempos. Os manifestante provavelmente pedirão o fim da interferência política e da intimidação de promotores e juízes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.