Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Exército ucraniano afirma que destruiu 223 drones iranianos desde setembro

Moscou nega que tenha comprado os equipamentos do Irã; Ucrânia registra ataques remotos em massa

Internacional|Do R7, com AFP

Drone iraniano usado pela Rússia para atacar a Ucrânia
Drone iraniano usado pela Rússia para atacar a Ucrânia Drone iraniano usado pela Rússia para atacar a Ucrânia

A Força Aérea ucraniana anunciou que destruiu 223 drones iranianos desde meados de setembro, embora Teerã negue o fornecimento de equipamentos à Rússia para a ofensiva na Ucrânia.

"Desde que foi derrubado o primeiro drone 'kamikaze' Shahed 136 de fabricação iraniana sobre o território ucraniano em 13 de setembro em Kupiansk, a defesa aérea da Aeronáutica e outros componentes das Forças de Defesa destruíram 223 drones desse tipo", afirma um comunicado militar.

Desde a semana passada, os ataques promovidos por Moscou contra o território ucraniano utilizam os chamados "drones suicidas" ou "drones kamikazes". Esses ataques usam o próprio equipamento para atingir um alvo, em vez de lançar algum tipo de bomba ou míssil.

No dia 10 de outubro, diversas cidades ucranianas, inclusive a capital, Kiev, que não era atacada havia meses, foram bombardeadas. Parte dos ataques utilizou os drones que teriam sido adquiridos do Irã.

Publicidade

A ofensiva seria uma resposta de Putin ao ataque contra uma importante ponte na Crimeia, região anexada pela Rússia em 2014. 

Nesta semana, uma nova onda de bombardeio teve como alvo cidades estratégicas da Ucrânia. Uma parte desses ataques também foi feita com os drones suicidas lançados até contra um prédio residencial.

Publicidade

Leia também

Os últimos ataques ordenados por Putin foram concentrados nas infraestruturas da Ucrânia. O presidente Volodmir Zelenski afirmou que 30% das usinas de energia elétrica do país foram danificadas.

A usina de Zaporizhzhia chegou a ser desconectada da rede elétrica e os geradores precisaram ser usados para manter o funcionamento mínimo. A usina nuclear, considerada a maior da Europa, está sob domínio russo, mas os funcionários ainda são ucranianos.

Publicidade

Drone suicida provoca correria e medo nas ruas em ataque com três mortos na capital da Ucrânia

" gallery_id="634d5b0819d22485c70013f2" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/exercito-ucraniano-afirma-que-destruiu-223-drones-iranianos-desde-setembro-19102022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.