Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Explosão de bomba em bar deixa pelo menos oito mortos na RDC

Homem foi barrado no estabelecimento, que estava lotado devido às celebrações de Natal, e detonou o explosivo na entrada

Internacional|

Uma vítima foi vista caída no chão enquanto soldados patrulhavam a área do ataque
Uma vítima foi vista caída no chão enquanto soldados patrulhavam a área do ataque Uma vítima foi vista caída no chão enquanto soldados patrulhavam a área do ataque

Pelo menos oito pessoas morreram e várias ficaram feridas após a explosão de uma bomba na noite de sábado (25) em um bar na cidade de Beni, no nordeste da República Democrática do Congo (RDC), confirmaram no domingo (26) à Agência EFE fontes da sociedade civil.

"Foi um camicase [pessoa potencialmente suicida] que teve sua entrada negada no bar, lotado de clientes por ocasião das festas de Natal. Ele rapidamente detonou a bomba logo na entrada", disse Kizito Bin Hango, coordenador da sociedade civil da região.

O número de mortos no atentado, que ocorreu no bairro de Nyamuisi, na comuna de Beya (município de Beni), ainda é provisório.

Inicialmente foram relatadas seis mortes, mas na manhã de domingo o número de vítimas subiu para oito.

Publicidade

O governo congolês condenou, na noite de sábado, o ato terrorista em um comunicado e enviou condolências aos familiares das vítimas.

O ministro da Imprensa e porta-voz do governo congolês, Patrick Muyaya, afirmou na mensagem que as forças de segurança estão posicionadas na área para investigar o ataque e garantir a segurança.

Publicidade

Grupos da sociedade civil na área atribuem a responsabilidade desse ataque aos rebeldes das Forças Democráticas Aliadas (ADF), um grupo insurgente que frequentemente comete massacres na área.

De acordo com os últimos dados do Barômetro de Segurança Kivu (KST), as ADF mataram mais de 2.074 pessoas desde 2017, em 368 ataques no nordeste da RDC.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.