Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Explosão de duas bombas na Nigéria deixa pelo menos 82 mortos

Atentados ocorreram na cidade de Kaduna, no norte do país

Internacional|Do R7, com agências internacionais

Pelo menos 82 pessoas morreram na Nigéria nesta quarta-feira devido à explosão de duas bombas na cidade de Kaduna, no norte do país. 

A explosão de um carro-bomba em uma rua central da cidade matou pelo menos 32 pessoas, informou a polícia. A explosão aconteceu por volta das 12h45 locais (8h45 de Brasília) na rua Issa Kaita da cidade, capital do Estado homônimo, que vem sendo alvo de ataques anteriores do grupo radical islâmico Boko Haram. 

Novo ataque do Boko Haram no norte da Nigéria deixa vários mortos

Três meses de sequestro na Nigéria: relembre os casos que comoveram e chocaram o Brasil e o mundo

Publicidade

Nigeriano fica 18 dias internado em hospício por ser ateu

Segundo o jornal Premium Times, o carro foi detonado durante a passagem de um comboio em que viajava o clérigo islâmico Dahiru Bauchi, conhecido por sua oposição ao citado grupo insurgente e que conseguiu sair ileso do atentado. Os 32 mortos eram seguidores do religioso, disseram testemunhas.

Publicidade

A zona da explosão, muito próxima à movimentada praça de Murtala, foi isolada pela polícia e os serviços de emergências que tiveram que atender e transferir a dezenas de feridos.

A este atentado se seguiu outro, na mesma cidade. 50 pessoas morreram em uma explosão em um mercado superlotado nesta quarta-feira (23), disse por telefone à Reuters um funcionário da Cruz Vermelha que estava no local.

Publicidade

Nenhum grupo assumiu de imediato a responsabilidade por esses ataques, mas o Boko Haram promoveu atentados, especialmente com explosivos, na mesma região nos últimos três meses. O grupo frequentemente ataca líderes muçulmanos ou imãs (autoridades islâmicas) que criticam sua ideologia radical de linha salafista.

O Estado de Kaduna sofreu o mês passado dois ataques simultâneos em sendas povoações que causaram um total de 38 mortos. Naquela ocasião, as localidades assaltadas foram Ankpon e Kabamu, onde dois grupos de homens armados abriram fogo contra a população matando 21 e 17 pessoas, respectivamente. 

O Boko Haram vem lutando para estabelecer um Estado islâmico na Nigéria e tem atacado seguidamente civis, sobretudo no remoto Estado de Borno, no nordeste do país. Segundo a entidade Human Rights Watch, o Boko Haram matou mais de 2.000 civis no primeiro semestre.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.