Explosão no Afeganistão mata 3 soldados da Otan
Organização registra maior número de baixas desde o início da ofensiva talibã em abril
Internacional|Do R7
Três soldados da missão da Otan no Afeganistão morreram nesta terça-feira (14) após a explosão de uma bomba que atingiu seu veículo na província de Kandahar, no sul do país, informaram a Aliança Atlântica e fontes oficiais afegãs.
Em comunicado, o organismo militar se limitou a confirmar o número de mortos e a forma do ataque, mas não precisou o local concreto do acontecido nem a nacionalidade das vítimas, uma prerrogativa que corresponde a cada país.
Segundo disse à agência local "AIP" o porta-voz do governador de Kandahar, Javed Faiçal, o incidente aconteceu na região de Ashgho, no distrito de Zharay, e o veículo no qual viajavam as tropas aliadas ficou totalmente destruído pela explosão.
Em 24 horas, oito soldados das tropas aliadas morrem no Afeganistão
Os artefatos explosivos localizados na beira da estrada são um dos métodos mais frequentes da insurgência talibã para atacar as forças afegãs e internacionais. Na prática, no entanto, estes ataques causam também um elevado número de vítimas civis.
Neste ano, sem contar os militares falecidos hoje, já morreram 59 soldados da Otan no Afeganistão, de acordo com o portal icasualties.org.
As tropas internacionais começaram a retirar-se gradualmente do Afeganistão em 2011 e a transferir por fases a responsabilidade pela segurança do país ao Exército e à polícia afegãos. Esse processo deverá ser concluído em 2014, mas muitos membros da Otan, especialmente os Estados Unidos, são partidários de manter contingentes militares no país asiático além dessa data.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia