Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Família Obama parabeniza Mandela pelo 95º aniversário

Presidente americano pediu que a vida do líder sul-africano continue sendo um exemplo

Internacional|

Em junho deste ano, Obama visitou a prisão onde Mandela viveu
Em junho deste ano, Obama visitou a prisão onde Mandela viveu Em junho deste ano, Obama visitou a prisão onde Mandela viveu (Evan Vucci/ASSOCIATED PRESS)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua esposa Michelle parabenizaram o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela pelo seu 95º aniversário e pediram "às pessoas de todas as partes" honrar o líder em seu Dia Internacional, celebrado nesta quinta-feira (18), utilizando seu legado como inspiração.

"Em nome de nossa família e do povo dos Estados Unidos, Michelle e eu estendemos nossos melhores desejos e orações a Nelson Mandela pela ocasião de seu aniversário número 95, assim como a [sua esposa] Graça Machel, a família Mandela, o governo e as pessoas da África do Sul, por ocasião do quinto Dia Internacional Nelson Mandela", afirmou Obama em comunicado.

O líder confessou que sua família ainda se encontra comovida pela recente visita que realizaram à cela onde Mandela esteve preso na Ilha de Robben e ressaltou que o ex-presidente sul-africano "sempre será exemplo de fortaleza e inspiração por seu valor moral, bondade e humildade".

Dia de Mandela: veja as melhores imagens

Publicidade

"Neste Dia Internacional de Nelson Mandela, as pessoas de todas as partes têm oportunidade de homenagear Madiba — como o líder sul-africano é conhecido em seu país — através de atos individuais e coletivos com seus serviços", acrescentou o presidente.

Além disso, Obama pediu que a vida do líder sul-africano e "seu firme compromisso com a igualdade, a reconciliação e a dignidade humana continuem sendo um farol para cada geração futura em sua busca de um mundo mais justo e próspero".

Publicidade

Saúde de Mandela "melhora regularmente", diz Presidência

O aniversário do antigo estadista é celebrado desta forma desde que a ONU declarou a data como Dia Internacional de Nelson Mandelaem em 2009.

Publicidade

A Fundação Mandela e o Governo da África do Sul esperam que esta edição seja a maior de todas, já que coincide com a delicada situação do ex-presidente, internado em um hospital de Pretória desde o último 8 de junho por causa da recaída de uma infecção pulmonar.

No entanto, as autoridades sul-africanas e a família de Madiba ressaltaram que o Dia Internacional de Mandela deve ser celebrado com entusiasmo, já que Mandela segue com vida, e não com tristeza por causa de sua doença.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.