Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Finlândia confirma terrorismo em ataque com faca em Turku

Duas mulheres morreram e outras oito pessoas ficaram feridas

Internacional|Da Ansa

Ataque na Finlândia terminou com duas mulheres mortas e oito pessoas feridas
Ataque na Finlândia terminou com duas mulheres mortas e oito pessoas feridas Ataque na Finlândia terminou com duas mulheres mortas e oito pessoas feridas

A polícia da Finlândia confirmou neste sábado (19) que o ataque com faca desta sexta-feira (18), em Turku, a 170 km de Helsinque, foi um ato de terrorismo. A ação terminou com duas mulheres mortas e oito pessoas feridas.

Embora simpatizantes do EI (Estado Islâmico) tenham comemorado o atentado nas redes sociais, ainda não houve uma reivindicação oficial de nenhum grupo.

De acordo com o Site Intelligence Group, organização que monitora extremistas na internet, jihadistas vinham reclamando da "falta de adesão religiosa" dos muçulmanos finlandeses, em um apelo direto pela realização de ataques no país nórdico.

O agressor é um jovem marroquino de 18 anos a quem teria sido negado um pedido de refúgio. Segundo uma emissora local, o autor do ataque desembarcara na Finlândia em 2016 e vivia em um centro de acolhimento. Baleado pela polícia, ele está internado em estado grave.

Publicidade

Existe a suspeita de que o marroquino pretendia atingir sobretudo mulheres, já que as duas vítimas e seis dos oito feridos são do sexo feminino, incluindo a pesquisadora italiana Luisa Biancucci, 30 anos, esfaqueada no ombro - as mulheres que morreram são uma idosa de 67 e uma adolescente de 15.

Na manhã deste sábado, a polícia finlandesa prendeu quatro pessoas em uma blitz ligada ao atentado, todas elas marroquinas.

Publicidade

Também foi expedido um mandado de captura internacional contra um quinto suspeito.

Ataque com faca deixa 8 feridos na Rússia

Estado Islâmico diz que atentados na Espanha foram contra "cruzados e judeus"

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.