Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Foguete disparado de Gaza atinge cidade a 12 km de Tel Aviv

Alarmes soaram pela primeira vez em 20 anos na maior cidade israelense

Internacional|Do R7, com agências internacionais

Bateria antiaérea do Exército israelense em Ashdod, cidade ao sul do país, na fronteira norte da Faixa de Gaza
Bateria antiaérea do Exército israelense em Ashdod, cidade ao sul do país, na fronteira norte da Faixa de Gaza

Um foguete disparado da Faixa de Gaza atingiu nesta quinta-feira (15) uma cidade israelense nos arredores de Tel Aviv, explodindo em uma área aberta, dentro dos limites do município de Rishon Lezion, informou o Exército israelense (IDF, na sigla em inglês).

Sirenes de ataque aéreo soaram em Rishon Lezion, cidade a cerca de 12 km ao sul de Tel Aviv, a maior cidade de Israel, onde vivem cerca de 3 milhões de pessoas em sua região metropolitana. A cidade é ainda o centro geográfico e econômico do país.

Uma porta-voz militar disse que o foguete atingiu uma área inabitada. Não há relatos de danos ou vítimas em Rishon Lezion, cidade de 300 mil habitantes.

Veja imagens dos confrontos


A imprensa israelense disse que o foguete caiu perto de um parque de diversões nas dunas de areia no limite de Rishon Lezion.

O foguete caiu numa região cerca de 24 km do aeroporto internacional de Tel Aviv, Ben Gurion, e cerca de 60 km de Jerusalém.


Alarme antiaéreo

Após a explosão, os alarmes antiaéreos também soaram em Tel Aviv. É a primeira vez que isso acontece desde a Guerra do Golfo de 1991 devido à queda de um foguete, informou o exército israelense.


Na época, o então presidente iraquiano, Saddam Hussein, lançou mísseis Scud contra Israel em represália pelo início da Guerra do Golfo.

Este foi o ponto mais ao norte atingido por um foguete vindo da Faixa de Gaza desde que começou, na quarta-feira (14), a ofensiva de Israel na região, chamada Operação Pular de Defesa.

Ontem, um ataque da IDF na Cidade de Gaza matou o chefe do braço militar do Hamas, o grupo político islâmico que controla a Faixa de Gaza desde 2006.

O Hamas, que é considerado uma organização terrorista por países como Canadá, EUA, Israel e parte da União Europeia, administra completamente a Faixa de Gaza desde 2006, quando venceu eleições locais. No ano seguinte, em junho de 2007, o domínio da Faixa de Gaza foi confirmado após uma breve guerra civil com outro grupo palestino, o Fatah.

O Fatah, do presidente palestino Mahmoud Abbas, comanda atualmente a ANP (Autoridade Nacional Palestina), que administra os territórios palestinos na Cisjordânia.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.