Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Forças especiais do Peru libertam mulheres e crianças reféns do Sendero Luminoso

Internacional|

BOGOTÁ (Thomson Reuters Foundation) - Forças especiais do Peru resgataram 26 crianças e 13 mulheres, algumas das quais foram estupradas e mantidas prisioneiras por três décadas, ao avançarem sobre um campo do grupo rebelde Sendero Luminoso na selva.

"Muitas dessas crianças nasceram lá e são o resultado de estupros realizados contra mulheres por membros do Sendero Luminoso", disse o vice-ministro de Defesa, Ivan Vega, a repórteres locais nesta semana.

Este foi o maior número de crianças resgatadas dos rebeldes em uma única operação, acrescentou.

O quase acabado Sendero Luminoso não tem mais representado uma ameaça à estabilidade do governo há anos, mas bandos rebeldes permanecem ativos em áreas de produção de cocaína e ocasionalmente atacam forças de segurança em vales da selva.

Publicidade

As crianças resgatadas na ofensiva de 23 de julho têm idades entre 1 e 14 anos, e algumas nasceram e cresceram no campo, localizado na região de VRAEM, entre os vales dos rios Apurimac, Ene e Mantaro, relatou a imprensa local.

Diversos campos de coca, ingrediente bruto para a cocaína, espalham-se pela região, localizada a cerca de 20 horas de carro da capital, Lima, o que torna o Peru um dos maiores produtores de cocaína do mundo.

(Reportagem de Anastasia Moloney)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.